Zanni

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Setembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Zanni (do italiano Giovanni apelido para dialectais) pode referir-se quer ao comediante agente da Commedia dell'arte ou à vários personagens estereotipados servos do mesmo género. A palavra é a origem para a palavra inglêsa "zany" (bobo).

O Arquétipo[editar | editar código-fonte]

Zanni da fantasia era vagamente montagem bata branca e calça. Ele usava uma máscara preta semelhante ao seu descendente mais popular, o Arlequim. Seu comportamento é uma imitação caricatural do povo de Bérgamo, pobres agricultores, que foram forçados a ir para Veneza, a fim de ganhar a vida. Como tais, nem sempre seus interesses coincidem com os de seu mestre. Seus principais objetivos são o seu próprio conforto e da satisfação imediata de desejos diferentes.

Outros Personagens Zanni[editar | editar código-fonte]

Em períodos posteriores a personagem caiu em desuso e a palavra zanni passou a significar toda a categoria de personagens cômicos de servos. No entanto, o termo zanni não foi utilizado desta forma na Itália.