Zara Phillips

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Royal Coat of Arms of the United Kingdom.svg Zara Phillips
Zara Phillips
Nome completo Zara Anne Elizabeth Phillips
Nascimento 15 de Maio de 1981 (32 anos)
 Reino Unido Londres
Parentesco Família real britânica

Zara Phillips, nascida Zara Anne Elizabeth Phillips, MBE (Londres, 15 de Maio de 1981) é uma atleta de Hipismo de elite e a actual campeã europeia e mundial do concurso completo de equitação. É a única filha da princesa Ana e do seu primeiro marido, o capitão Mark Phillips. Como é a neta da rainha Isabel II do Reino Unido, Zara Phillips é a décima quinta na linha de sucessão ao trono britânico. Quando nasceu, era a sétima. Em Dezembro de 2006, Zara foi eleita Personalidade do Ano no Desporto da BBC. Em Julho de 2011, casou-se com o jogador de rugby Mike Tindall.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, conquistou a medalha de prata na prova de hipismo por equipas, tendo recebido a medalha pelas mãos da própria mãe, tornando-se na primeira pessoa da família real britânica a conquistar uma medalha olímpica [1] .

Vida familiar[editar | editar código-fonte]

Zara nasceu no Hospital de St. Mary, em Paddington, Londres; foi baptizada a 27 de Julho de 1981. Os seus padrinhos foram: o príncipe André, Duque de Iorque, Leonora Anson, Condessa de Lichfield (filha de Robert Grosvenor, 5° Duque de Westminster), Lady Helen Stewart (esposa de Jackie Stewart), Andrew Parker Bowles (ex-namorado de sua mãe e ex-marido de Camilla, Duquesa da Cornualha) e Hugh Thomas. Seu nome incomum não é cristão e nem faz parte dos nomes tradicionais usados pela Família Real Britânica. Aparentemente, quem o escolheu foi Charles, Príncipe de Gales, o seu tio materno. Em grego, Zara significa "brilhante como a aurora". Zara tem um irmão mais velho, Peter, nascido a 15 de Novembro de 1977, e duas meia-irmãs: Felicity Tonkin, nascida em 1985 (filha do seu pai com uma ex-amante) e Stephanie Philips, nascida em 1997 (filha do seu pai com a sua segunda esposa, Sandy Pflueger).

Educação[editar | editar código-fonte]

Zara Phillips foi educada na Escola Preparatória de Port Regis, em Dorset, e em Gordonstoun, na Escócia. Tendo completado com sucesso os seus testes de Advanced Level, Zara decidiu passar três meses na Austrália e na Nova Zelândia. Em Sidney, ficou hospedada em casa de amigos de seus pais e trabalhou como trabalhadora manual de teatro numa produção australiana. Mais tarde, qualificou-se como uma fisioterapeuta pela Universidade de Exeter.

Brasão de armas de Zara Phillips.

Relações[editar | editar código-fonte]

A sua relação turbulenta com o jóquei Richard Johnson, com quem viveu durante cinco anos, atraiu bastante atenção dos paparazzi britânico, e a separação deles em Novembro de 2003 virou notícia de primeira página.

Casou-se com o jogador de rugby Mike Tindall em 30 de Julho de 2011 em Canongate Kirk, na Royal Mile, nome dado à sucessão de ruas que formam a principal via do centro histórico de Edimburgo, na Escócia [2] . Em contraste com a maioria das mulheres britânicas, decidiu manter o seu nome de solteira, continuando a ser Zara Phillips.

É mãe de uma menina nascida em janeiro de 2014[3]

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

  • Na série de banda desenhada V de Vingança, ela foi referida como "Rainha Zara"; depois de uma guerra nuclear nos anos 80, Zara tornou-se a única sobrevivente na ordem de sucessão. Entretanto, os autores incorrectamente referem-se ao seu aniversário de dezesseis anos como sendo em Junho de 1996.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui multimídias sobre Zara Phillips
  • Zara Phillips
  • [Video Zara Phillips Título não preenchido, favor adicionar] (em )


Precedido por
Isla Phillips
Linha de sucessão ao trono britânico
15º
Sucedido por
David Armstrong-Jones, Visconde Linley
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.