Zefram Cochrane

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Zefram Cochrane
Personagem de Star Trek
Espécie humano
Interpretado por Glenn Corbett
James Cromwell
Portal Ficção Científica

Zefram Cochrane é um personagem excêntrico e ícone da franquia Jornada nas Estrelas, Criado pelo escritor Gene L. Coon , o personagm apareceu pela primeira vez na série original no episódio Metamorphosis em 1967 foi interpretado por Glenn Corbett. James Cromwell intepretou o personagem no filme Jornada nas Estrelas: O Primeiro Contato de 1996 e em 2001 no episódio-piloto da série Star Trek: Enterprise, intitulado Broken Bow. Cenas de Cromwell de Jornada nas Estrelas: O Primeiro Contato foram usada no episódio "In a Mirror (Part I)" da série Enterprise, mesclando com novas imagens de um ator vestido de forma idêntica, cujo rosto não é mostrado.

Conforme estabelecido pelos eventos de Jornada nas Estrelas: O Primeiro Contato, Cochrane é o primeiro ser humano a inventar motor de dobra, no ano de 2063, chamando a atenção dos vulcanos, proporcionando o primeiro contato da humanidade com uma raça alienígena.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Cochrane nasceu em 2030 (ou 2013, de acordo com a romantização de Primeiro Contato). Ele construiu a primeiro nave da humanidade capaz de fazer a dobra espacial, a Phoenix, em Bozeman, Montana, a partir de um antigo míssil nuclear, o Titan II1 . De acordo com seu diálogo em Primeiro Contato, ele iniciou o projeto para obter ganhos financeiros , e descobriu que as contas de seu futuro, através de elogios por parte da tripulação da Enterprise-E, vinda de um futuro profundamente inquietante.

No dia 5 de abril de 2063, Cochrane fez o primeiro voo de dobra espacial na Terra , ao som da canção Magic Carpet Ride da banda "Steppenwolf" durante. O vôo da Phoenix foi detectado por uma nave de pesquisa Vulcana, a T'Plana Hath, que faz então o primeiro contato pacífico com os seres humanos, dentre eles, Cochrane, no local de lançamento da Phoenix1 .

O aforismo: "Não tente ser um grande homem, basta ser um homem. E deixar a história fazer seu próprio julgamento" é atribuída a Cochrane, que teria pronunciado em 20732 . No início do século 22 , Cochrane esteve presente na inauguração da primeira Warp 5 Complex na Terra, onde ele afirmou: "Esse mecanismo vai nos deixar ir audaciosamente onde nenhum homem jamais esteve", fazendo dele a pessoa mais conhecida na linha do tempo ficcional de Jornada nas Estrelas3 . A base de lançamento Phoenix tornou-se um monumento histórico, e uma estátua de mármore de 20 metros foi erguida ali, retratando Cochrane indo em direção ao futuro. o nome de Cochrane tornou-se reverenciado em todo a galáxia conhecida, com universidades inteiras, cidades e até mesmo planetas com o seu nome. O Engenheiro-Chefe da Enterprise-E Geordi La Forge, para exemplo, estudou na Zefram Cochrane High School4 .

De acordo com o episódio "Metamorphosis", Cochrane foi declarado morto depois de desaparecer em Alpha Centauri, em 2117. James T. Kirk, Sr. Spock e Leonard McCoy encontram Cochrane vivo em um asteróide com um ser se denomina "A companheira", uma presença etérea de energia pura que rejuvenesceu o velho Cochrane - Cochrane foi dado como morto a mais de um século antes - e manteve ele em cativeiro - e em um estado de juventude e vigor - desde então. Junto dos três oficiais da Frota Estelar, havia uma comissária da Federação que estava doente. A companheira, que amava Cochrane, funde-se com a comissária, livrando-a de sua doença e fornecendo a companheira uma forma corpórea (mas agora mortal). A entidade combinada não tem poder para forçar Cochrane a ficar com ela, mas Cochrane optar por ficar por amor e gratidão. Antes de partir, Kirk, Spock, McCoy e se comprometem a não revelar a existência de Cochrane1 .

Universo Espelho[editar | editar código-fonte]

No Universo Espelho, ao invés de receber os vulcanos com a saudação de paz, Cochran mata vulcanos e outros seres humanos e saqueia a nave alienígena, levando à formação do brutal Império Terran5 .


Aparições[editar | editar código-fonte]

Em "Metamorphosis", Cochrane foi interpretado por Glenn Corbett, que tinha 37 anos quando o interpreto. Em Primeiro Contato, Cochrane foi interpretado por James Cromwell, que estava 56 anos de idade, num momento em que o personagem, em 2063, teria sido de aproximadamente 33 anos6 .

A Star Trek Encyclopedia explica esta discrepacia, diz que aparência envelhecida Cochrane, em 2063 foi resultado de envenenamento por radiação, e que quando ele encontrou o companheiro, "A companheira" inverteu esses efeitos, e restaurado a sua aparência jovem1 .

Informação não-canônica[editar | editar código-fonte]

No romance "Federation" de Judith e Garfield Reeves-Stevens, publicada dois anos antes lançamento de Primeiro Contato, Cochrane tinha sido retratado como um terráqueo. O romance sugeriu que ele foi para Alpha Centauri em algum ponto entre o primeiro voo de dobra e seu desaparecimento7 . Seguindo uma sugestão feita na cronologia de Star Trek, na hipótese de os seres humanos não poderiam ir para o sistema Alpha Centauri antes da criação da dobra espacial8 .

No romance, as experiências de Cochrane com a dobra espacial são o resultado do apoio financeiro e idealista, de um misterioso bilionário no período entre as guerras Eugenia e a III Guerra Mundial, sua auto-identificação com os resultados e Alpha Centauri ser o destino de sua viagem de dobra em primeiro lugar e seu papel subsequente fundação da primeira colônia no sistema, e a história de sua vida a sua morte, antes de seu encontro com Kirk no Gamma Canaris em "Metamorphosis" é descrito até durante os acontecimentos da terceira temporada de Jornada nas Estrelas:A Nova Geração7 .

Referências

  1. a b c d Michael Okuda e Denise Okuda, com Debbie Mirek. The Star Trek Encyclopedia. [S.l.]: Pocket Books, 1999. 0-671-53609-5
  2. Riker menciona isso a Cochrane enquanto se preparam para o lançamento da Phoenix em Primeiro Contato
  3. Rick Berman e Brannon Braga. Broken Bow , episódio de Star Trek:Enterprise, 26 de Setembro de 2001.
  4. Geordi LaForge menciona isso a Cochrane em "Primeiro Contato".
  5. Esta é a cena do teaser de abertura do episódio In a Mirror, Darkly", part I de Star Trek: Enterprise
  6. O personagem foi declarado em "Metamorfosis" ter 87 anos no ano de 2117, e, portanto, nascido em 2030, como apontado em Star TrekThe Encyclopedia. Página 26 The Star Trek Chronology" (segunda edição) também aponta 2030 como seu ano de nascimento.
  7. a b Reeves-Stevens, Judith and Garfield. Federation. [S.l.]: Pocket Books. 0671894226
  8. Michael Okuda e Denise Okuda. Star Trek Chronology. [S.l.]: Pocket Books, 1993. 0671796119
Ícone de esboço Este artigo sobre Star Trek é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.