Zelda Fitzgerald

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor melhore este artigo ou secção, expandindo-o. Mais informação pode ser encontrada no artigo «Zelda Fitzgerald» na Wikipédia em inglês e também na página de discussão. (agosto de 2012)
Zelda Fitzgerald portrait.jpg

Zelda Fitzgerald (24 de Julho de 1900 - 10 de Março de 1948) née Sayre, nascida em Montgomery, Alabama, foi uma romancista norte-americana e a esposa do escritor F. Scott Fitzgerald.

Ela foi um ícone na década de 20[1] , apelidada por seu marido de "a primeira melindrosa americana". Depois do sucesso do primeiro romance de Scott, This Side of Paradise, os Fitzgeralds tornaram-se celebridades. Os jornais de Nova York os enxergaram como a concretização da Era do Jazz e da Geração Decadente: jovens, aparentemente ricos, belos.

Zelda Fitzgerald também foi a inspiração para a protoganista de The Legend of Zelda, criada pela Nintendo no ano de 1986 por Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka

Referências

  1. Kirk Curnutt (15 de março de 2007 (atualizado em 23 de junho de 2011). Encyclopedia of Alabama - Zelda Sayre Fitzgerald Encyclopedia of Alabama. Página visitada em 28 de agosto de 2012.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zelda Fitzgerald