Zengidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
زنكيون
Dinastia Zengida
Fatimid flag.svg
 
Blank.png
1127 – 1250 Blank.png
Localização de Dinastia Zengida
Continente Ásia e África
Capital Não especificada
Língua oficial Árabe
Religião Sunismo
Governo Emirado
História
 • 1127 Fundação
 • 1250 Dissolução
Moeda Dinar

A dinastia Zengida (ou Zangida) foi uma dinastia muçulmana de origem turca, que governou partes da Síria e do norte do Iraque.

A dinastia foi fundada por Imad ed-Din Zengi (ou Zangi), que se tornou o atabeg (governador) dos seljúcidas em 1127. Ele rapidamente se tornou o poderoso chefe, tendo poder desde a Ásia Menor até a Mesopotâmia. Em 1144 conquistou o Condado de Edessa, o que fez com que Zengi se tornasse um herói no mundo muçulmano, mas seria assassinado por um escravo dois anos depois, em 1146.

Com a morte de Zengi, seus territórios foram divididos, as terras de Mossul (Iraque) ficaram com o seu filho mais velho, Saif ad-Din Ghazi I. Alepo e Edessa foram para seu segundo filho, Nur ad-Din, que se revelaria tão competente quanto o pai. Em 1149 derrotou e matou o príncipe Raimundo de Antioquia em batalha, no ano seguinte partiu para o oriente e conquistou grande parte a oeste do rio Eufrates.

Anos mais tarde o novo príncipe de Antioquia, Reinaldo de Chatillon, foi capturado, e grande parte do território do principado foi conquistado. Na década de 1160 o Reino de Jerusalém estava em um disputa com a Dinastia Zengida pela conquista do Califado Fatímida no Egito. Mas seria a dinastia dos aiúbidas quem acabaria por se impor na região, sob o comando de Saladino.

Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.