Zero Dark Thirty

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zero Dark Thirty
00:30 Hora Negra (PT)
A Hora Mais Escura (BR)
Pôster promocional
 Estados Unidos
2012 • cor • 157 min 
Direção Kathryn Bigelow
Produção Kathryn Bigelow
Mark Boal
Megan Ellison
Roteiro Mark Boal
Elenco Jessica Chastain
Jason Clarke
Joel Edgerton
Gênero Thriller
Ação
Idioma Inglês
Música Alexandre Desplat
Direção de arte Jeremy Hindle
Direção de fotografia Greig Fraser
Figurino George L. Little
Edição William Goldenberg
Dylan Tichenor
Estúdio Annapurna Pictures
Distribuição Columbia Pictures
Universal Pictures
Lançamento Estados Unidos 19 de dezembro de 2012
Brasil 18 de janeiro de 2013[1]
Orçamento US$ 40 milhões
Receita US$ $132,820,716[2]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

Zero Dark Thirty (no Brasil: A Hora Mais Escura e em Portugal: 00:30 Hora Negra) é um filme de suspense, dirigido e co-produzido por Kathryn Bigelow, com roteiro de Mark Boal que já trabalharam juntos em The Hurt Locker. Foi anunciado que o filme conta "a história da maior caçada humana da história para o homem mais perigoso do mundo", o filme narra os esforços americanos para capturar e matar Osama bin Laden. É estrelado por Jessica Chastain, Kyle Chandler, Édgar Ramírez, Joel Edgerton e Mark Strong.[3]

Toda a produção do filme teve que ser reformulada, por causa da morte de Osama Bin Laden. O filme inicialmente iria relatar apenas as estrategias, caçadas e as missões dos americanos para capturar o terrorista.[4] Um grupo radical indiano protestou, pelo fato do filme ser rodado na Índia mesmo com a história se passando no Paquistão. A diretora Kathryn Bigelow não conseguiu autorização para rodar neste país.[5] [6]

Elenco[editar | editar código-fonte]

Produção[editar | editar código-fonte]

Título[editar | editar código-fonte]

Inicialmente o título do filme era Kill Bin Laden.[7] O título Zero Dark Thirty, só veio a ser confirmado em março de 2012.[7] Bigelow explicou a EW que "o novo título foi retirado da expressão militar que significa 30 minutos após a meia noite. É uma referência a um determinado momento da operação que matou o terrorista. O time responsável por invadir o esconderijo atacou o lugar pouco depois de uma hora da manhã".[8] [9] O ex-marido James Cameron estava em negociações para escrever e dirigir o filme, mas desistiu devido a produção da sequência de Avatar.[carece de fontes?]

Escrita[editar | editar código-fonte]

Bigelow e Boal estavam prestes a começar a filmar quando surgiram notícias de que Bin Laden havia sido morto. Eles, imediatamente, engavetaram o filme que estavam trabalhando e redirecionaram seu foco, essencialmente, começando do zero. "Mas muito do trabalho de casa que eu tinha feito para o script primeiro e um monte de contatos que fiz, transitadas", Boal observou durante uma entrevista à Entertainment Weekly. Ele acrescentou: "Os anos que passou a falar com militares e operadores de inteligência envolvidos na luta contra o terrorismo foi útil para ambos os projetos.[7] Alguns dos terceirização Eu tinha desenvolvido muito, muito tempo continuou a ser útil para esta versão ".[8]

Em janeiro de 2012, Departamento da Defesa dos Estados Unidos iniciou investigações sobre a produção do filme. O inspetor geral do Pentágono abriu uma investigação para descobrir se alguns produtores de cinema receberam informações secretas, que teriam vazado sem autorização, sobre a morte de Osama Bin Laden.[10] [11]

Prêmios e Nomeações[editar | editar código-fonte]

Prêmio Categoria Recebedor(s) Resultado
New York Film Critics Circle Awards 2012[12] Melhor Filme Venceu
Melhor Diretor Kathryn Bigelow Venceu
Melhor Fotografia Greig Fraser Venceu
Satellite Awards 2012 [13] Melhor Roteiro Original Mark Boal Indicado
Melhor Atriz Jessica Chastain Indicado
Melhor Diretor Kathryn Bigelow Indicado
Melhor Filme Indicado
Prêmios Globo de Ouro 2013 Melhor Roteiro Mark Boal Indicado
Melhor Atriz - Drama Jessica Chastain Venceu
Melhor Diretor Kathryn Bigelow Indicado
Melhor Filme - Drama Indicado
Prémio Screen Actors Guild 2013 Melhor Atriz Jessica Chastain Indicado
Oscar 2013 Melhor Roteiro Original Mark Boal Indicado
Melhor Atriz Jessica Chastain Indicado
Melhor Edição de Som Paul N. J. Ottosson Venceu
Melhor Montagem Dylan Tichenor e William Goldenberg Indicado
Melhor Filme Mark Boal, Kathryn Bigellow e Megan Alisson Indicado

Referências

  1. Agenda de estreias no Brasil - sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 AdoroCinema. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  2. [1].
  3. Ben Child (6 de janeiro de 2012). Kathryn Bigelow's Bin Laden film to star Joel Edgerton The Guardian. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  4. Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos AdoroCinema. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  5. Paula Carvalho (01 de maio de 2012). Filme sobre busca por Bin Laden provoca protestos na Índia e no congresso americano Estadão. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  6. Matthias Williams (2 de março de 2012 15:39 BRT). Hindus protestam contra gravação de filme sobre Bin Laden Reuters Brasil. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  7. a b c Lucas Salgado (5 de março de 2012). Filme de Kathryn Bigelow sobre Bin Laden muda de nome AdoroCinema. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  8. a b Anthony Breznican (6 de agosto de 2012). FIRST LOOK: Obama not in 'Zero Dark Thirty' thriller about hunt for Osama bin Laden -- EXCLUSIVE EW.com. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  9. Ali Plumb (9 de agosto de 2012). Zero Dark Thirty Teaser Trailer Lands Empire. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  10. RFI (6 de Janeiro de 2012). Pentágono investiga Hollywood por vazamento de dados sobre Bin Laden RFI Português. Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  11. Pentágono investiga vazamentos para Hollywood de operação contra Bin Laden Correio do Povo (5 de janeiro de 2012). Página visitada em 26 de novembro de 2012.
  12. DH (3 de Dezembro de 2012). Zero Dark Thirty é o grande vencedor do New York Film Critics 2012 RFI Português. Página visitada em 3 de dezembro de 2012.
  13. DH (4 de Dezembro de 2012). Les Miserables lidera indicações ao Satellite Awards 2012 RFI Português. Página visitada em 4 de dezembro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]