Zhu De

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zhu De

Zhu De ou Chu Teh (Yilong, Sichuan, 1 de dezembro de 1886 - Pequim, 6 de julho de 1976) foi um comunista chinês, líder militar, estadista e político, fundador do Exército Vermelho Chinês, precursor do Exército de Libertação Popular. Projetou a Revolução Chinesa que deu origem a República Popular da China.[1]

Educado na Academia Militar em Yunnan, Zhu De iniciou sua carreira militar durante a "Era dos senhores da guerra" no sul da China. Continuou sua carreira em Göttingen (Alemanha) e em Moscou. Se juntou ao Partido Comunista da Alemanha em 1922, escondendo sua filiação para se tornar um oficial do Exército Nacional Revolucionário.

Em 1927, participou, juntamente com Zhou Enlai, do Levante de Nanchang promovido pelos comunistas, o evento é celebrado anualmente na República Popular da China, por considerar o marco no nascimento do Exército de Libertação Popular. Quando a revolta foi derrotada, Zhu De conduziu suas tropas ao sul para unir-se as pequenas forças de guerrilha de Mao Tse-tung.

Tornou-se comandante-em-chefe das forças comunistas, uma posição que ocupou durante a Segunda Guerra Mundial e a guerra civil contra os nacionalistas, até 1954, sendo promovido a marechal em 1955. Juntamente com Mao Tse-tung, Zhu De é reconhecido por elevar a guerra de guerrilha a um conceito estratégico.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Zhu De