Zhuge Liang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zhuge Liang

Zhuge Liang(181–234) foi um dos personagens chave no período dos Três Reinos da China, sendo apelidado de "Dragão Adormecido". Era dotado de uma inteligência ímpar não só a nível militar, inventor de vários engenhos e produtos que conhecemos nos dias de hoje sobretudo na China tais como a flecha mecânica "multi-tiros", a vaca de madeira mecânica, o xadrez de Kong Ming, o pão de arroz chinês, entre outros [1]. Devido às suas inúmeras táticas de guerra bem sucedidas, Zhuge Liang ficou conhecido como o grande estrategista daquela época.[1]

As Três visitas de Liu Bei[editar | editar código-fonte]

Zhuge Liang habitava uma isolada choupana na atual província de Hubei. Ele recebeu três visitas de Liu Bei, indicado por Xu Shu. Como nas duas primeiras ele estava de viagem, apenas na terceira visita Liu Bei se encontrou com Zhuge Liang, este ficando impressionado com a virtude do visitante, juntando-se então à sua causa de restauração da dinastia Han.

Liu Bei com seus irmãos jurados Guan Yu e Zhang Fei na terceira visita a Zhuge Liang

A primeira grande vitória de Zhuge Liang como conselheiro militar de Liu Bei de acordo com o Romance dos Três Reinos de Luo Guanzhong foi durante uma incursão por ordem do então primeiro-ministro Cao Cao, sob o comando de Xiahou Dun. Atraindo o exército inimigo para a floresta de Bowang Po, Zhuge Liang o emboscou e iniciou um ataque com fogo na floresta, derrotando o inimigo, que estava em maior número. A vitória deu a Zhuge Liang uma grande moral perante o exército de Liu Bei.

Batalha de Chibi[editar | editar código-fonte]

Cao Cao havia invadido a província de Jing, localizada na parte central da China, e graças às estratégias de Zhuge Liang, conseguiu-se formar uma aliança entre Liu Bei e Sun Quan, que por fim conseguiu derrotar o em maior número exército de Cao Cao nos navios em Chi Bi, através de um feroz ataque de fogo, tramado por Zhou Yu e pelo próprio Zhuge Liang.

Regência de Shu Han[editar | editar código-fonte]

Como o filho de Liu Bei, Liu Chan, tinha apenas 16 anos na morte de seu pai, Zhuge Liang foi nomeado regente. Após um acordo de paz com Wu, que duraria até o fim do reino de Shu, Zhuge Liang continuou fazendo incursões armadas sobre o reino de Wei, nas chamadas Expedições ao Norte, mas faleceu de uma doença durante uma batalha nos campos de Wu Zhang contra Sima Yi, que depois iniciou a invasão de Shu.

Na televisão[editar | editar código-fonte]

No anime Inazuma Eleven Go Chrono Stone,Zhuge Liang era na verdade uma mulher, onde ela(e) fazia parte dos onze lendários, onde sua aura foi fundida com o jogador da Escola Raimon, Taiyou Amemiya, na partida contra a Zanarc Domain. A forma de fundir a sua aura com a do jogador Taiyou foi diferente, ela com o poder de aura invocou uma incorporação, que ser baseou no Dragão Adormecido. Gerando uma fusão de auras sem problemas.

Referências

  1. Zhuge Liang - Kong Ming, The Original Hidden Dragon. JadeDragon.com. Jadedragon.com. Página visitada em 16 de agosto de 2008.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Pessoas importantes da Era dos Três Reinos
Soberanos Han: Imperador Ling - Imperador Xiao - Imperador Xian
Wei: Cao Cao - Cao Pi - Cao Rui - Cao Fang - Cao Mao - Cao Huan
Shu: Liu Bei - Liu Shan
Wu: Sun Jian - Sun Ce - Sun Quan - Sun Liang - Sun Xiu - Sun Hao
Jin: Sima Yan

Outros: Dong Zhuo - Gongsun Zan - Han Fu - Liu Biao - Liu Yao - Liu Zhang - Lü Bu - Ma Teng - Meng Huo - Yuan Shao - Yuan Shu - Zhang Jiao - Zhang Lu

Conselheiros Wei: Guo Jia - Sima Yi - Xun You - Xun Yu
Shu: Fei Yi - Jiang Wan - Jiang Wei - Pang Tong - Zhuge Liang
Wu: Gu Yong - Lu Su - Lu Kang - Lu Xun - Zhou Yu - Zhang Zhao - Zhuge Jin
Outros: Li Ru - Tian Feng
Generais Wei: Dian Wei - Xiahou Dun - Xiahou Yuan - Xu Chu - Xu Huang - Zhang He - Zhang Liao
Shu: Guan Yu - Huang Zhong - Ma Chao - Wei Yan - Zhang Fei - Zhao Yun
Wu: Huang Gai - Lü Meng - Taishi Ci - Zhou Tai - Gan Ning
Outros: Ji Ling - Wen Chou - Yan Liang
Outros Diaochan - Guan Lu - Hua Tuo - Sun Shangxiang - Sima Hui