Zhuhai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização de Zhuhai na província de Guangdong.

Zhuhai (chinês: 珠海; pinyin: Zhūhǎi; lit. "Mar de Pérola") é uma cidade chinesa com cerca de 1.332.000 habitantes (dados de 2004), localizada na província de Guangdong, no Sul da China e faz fronteira com a Região Administrativa Especial de Macau a sul.

Zhuhai tornou-se uma cidade autónoma em 1979 e no ano seguinte tornou-se uma Zona Económica Especial. Zhuhai tem uma área total de 1.653 km2, incluindo 146 ilhas e uma linha de costa com 690 km de comprimento. É constituído por 3 distritos com nível de condado: Xiangzhou, Doumen e Jinwan; e por 3 distritos económicos especiais: Hengqin, Wanshan Marine Development Experimental Zone (ou arquipélago de Wanshan ou ilhas dos Ladrões) e Zhuhai National Hi-Tech Industrial Development District.

A cidade é servida pelo Aeroporto Internacional de Zhuhai localizado no distrito municipal de Doumen. Em 1999, um mês antes da transição da soberania sobre Macau de Portugal para a China, foi inaugurada a Ponte Flor de Lótus para permitir escoar o trânsito entre Zhuhai e Macau.

Em Zhuhai localiza-se o autódromo do Circuito Internacional de Zhuhai. O circuito atualmente recebe a etapa chinesa da A1 Grand Prix.

Geminações[editar | editar código-fonte]

Zhuhai está geminada com:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da República Popular da China é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.