Zinaida Evgenievna Serebriakova

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Autorretrato na penteadeira

Zinaida Evgenievna Serebriakova (Carcóvia, 1884Paris, 1967) foi uma das mais prestigiadas e conhecidas pintoras modernistas russas.

Filha do escultor Evgenii Lancerey, que morreu prematuramente em 1886, e neta do arquitecto Nikolai Benois, Zinaida nasceu no seio de um ambiente que a privilegiava entre outros artistas.

A sua paixão pela pintura e pelas restantes artes cresceu assim que visitou a Itália e, assim, a encantadora "cidade dos canais", Veneza, que quase sempre (inclusive naquela época) foi um dos maiores centros artísticos do Mundo.

Iniciou a sua formação artística na Escola da Princesa Maria Tenisheva, em Talashkino, no ano de 1901, completando-a em Paris, na Académie de la Grande Chaumiére, onde foi aluna de Ossip Braz, que muito a influenciou na sua obra.

Membro do World of Art em 1911, participou em diversas exposições em todo o Mundo, desde 1910, entre elas uma em Toronto, em 1925, uma em Los Angeles, em 1925, uma em Bruxelas, em 1928, duas em Paris, uma em 1928 e outra em 1932, uma em Moscovo, em 1927, e, no mesmo ano, uma em Antuérpia. Para além de todos estas pródigas exposições, Zinaida expôs igualmente no Japão, nas cidades de Tóquio, Osaka, entre outras.

Mulher nua dormindo, um dos seus mais conhecidos quadros, data de 1931. Contudo, as suas mais famosas obras são, sem dúvida, Pastores, concebida em 1914, e No pequeno-almoço, datando esta do mesmo ano que a anteriormente referida.

A sua técnica, facilmente identificável, diferencia-se de todos os outros pintores russos da sua época, sendo que em cada pincelada Zinaida exprime emoção, dinamismo, vivacidade, calor e erotísmo. Os seus nus são particularmente bonitos e expressivos, embora incomparável com uma obra expressionista.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.