Zoë Kravitz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zoë Kravitz
Kravitz na estréia cinematográfica de Divergente, na Califórnia em 18 de março de 2014
Nome completo Zoë Isabella Kravitz
Nascimento 1 de dezembro de 1988 (26 anos)
Los Angeles, Califórnia
 Estados Unidos
Ocupação Atriz, cantora e modelo
Atividade 2007 - hoje
IMDb: (inglês)

Zoë Isabella Kravitz (Los Angeles, 1 de dezembro de 1988) é uma atriz, modelo e cantora estadunidense, filha do cantor Lenny Kravitz e da atriz Lisa Bonet[1] .

Começou a carreira de atriz em 2007, contando já com participações em filmes como The Brave One (2007), com Jodie Foster, No Reservations (2007), com Catherine Zeta-Jones e X-Men: First Class (2011).[2] Também em 2011, Zoë participou da quarta temporada de Californication, com sua personagem Pearl. Passando pelo início de sua jornada do ramo cinematográfico, no ano de 2013 conseguiu o papel de antagonista na grande produção After Earth, que também conta a interpretação do ator como Will Smith, e seu filho Jaden Smith. Seu projeto mais recente é Divergente, adaptação feita através da saga escrita por Veronica Roth, onde interpreta Christina, melhor amiga da protagonista Tris Prior (Shailene Woodley).[3]

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Zoë nasceu no bairro de Venice Beach, Los Angeles, Califórnia, na casa se seus pais, a atriz Lisa Bonet e o músico e ator Lenny Kravitz.[4] Ambos os pais possuem ascendência afro-americana e judia asquenazita. Sua avó paterna, a atriz Roxie Roker, possuía ascendência afro-americana e afro-bahamense (prima de terceiro grau do meteorologista Al Roker), e seu avô paterno, Allen Bonet, é afro-americano. Seu avô paterno, Sy Kravitz, e sua avó materna, Arlene Litman, eram judeus, sendo assim, Kravitz também se considera judaica secular.

No ano de 1987, seus pais se casaram, e se divorciaram seis anos depois, em 1993, quando ela tinha cinco anos.[5] Ela morou com a mãe até completar onze anos de idade, e então passou a morar com Lenny, seu pai. Dividindo a vida da pequena de tal forma, Zoë passava férias de verão com a mãe, Lisa.[6] Kravitz estudou na Miami Counstry Day School, em Miami, Flórida, e na Rudolf Steiner School, que se localiza em Manhattan, Nova Iorque, onde se formou em 2007. Começou a estudar atuação na Universidade Estadual de Nova Iorque, em Purchase, e abandonou os estudou para se mudar para o Brooklyn, começando assim sua carreira de atriz.

Zoë tem uma irmã, Lola Iolani Momoa (nascida em Julho de 2007) e um irmão, Nakoa-wolf Manakauapo Namakaeha Momoa (nascido em Dezembro de 2008), ambos mais novos e frutos do relacionamento de sua mãe com o ator Jason Mamoa.[7] A música "Flowers for Zoë" presente no segundo álbum de Lenny Kravitz, foi escrito como tributo para sua filha, que na época tinha 13 anos.[8]

Sua banda Lolawolf (batizada com a junção dos nomes de sua irmã Lola e irmão Nakoa-Wolf), teve início durante as gravações de The Road Within em Los Angeles, e a junção com membros da banda Reputante resultou na gravação de seu primeiro EP, que foi lançado e divulgado no clube Mercury Lounge em Novembro de 2013.

Kravitz saiu algumas vezes com Michael Fassbender, ambos se conheceram nos sets de X-Men: First Class. Teve um relacionamento com o ator Penn Badgley de Gossip Girl até meados de 2013. O casal chegou a compartilhar um Loft em Williamsburg.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Papel Notas
2007 No Reservations Charlotte
The Brave One Chloe
2008 Assassination of a High School President Valerie
Birds of America Gillian
2009 The Greatest Ashley
2010 Twelve Gabby
Beware the Gonzo Evie Wallace
It's Kind of a Funny Story Nia
2011 Californication Pearl Série de televisão
Yelling to the Sky Sweetness O'Hara
X-Men: First Class Angel Salvadore Nomeada - Scream Award, Breakout Performance-Female[9]
Nomeada - Teen Choice Award, Choice Movie Breakout: Female
2013 After Earth Senshi Raige
2014 Divergente Christina
The Road Within Marie
Pretend We're Kissing Autumn
2015 Good Kill Filmando
A Série Divergente: Insurgente Christina Pós-Produção
Mad Max: Fury Road Toast Pós-Produção

Referências

  1. Marie Claire. Zoë Kravitz, estrela de "X-Men - Primeira Classe", fala à Marie Claire 28/07/2011. Visitado em 10 de dezembro de 2011.
  2. 'X-Men: First Class' Movie Credits about.com. Visitado em 13-02-2012.
  3. Zoë Kravitz's iMDB. Acessado em 27 de Junho de 2014.
  4. "Lisa Bonet has baby" - The Pittsburgh Press
  5. "Lisa returns to the screen from a different world" - Entertainment Newsletter. Acessado em 27 de Junho de 2014.
  6. "Zoë Kravitz - Ela seguirá os passos do pai??"The Independent. Acessado em 27 de Junho de 2014.
  7. "Lisa Bonet's new baby's name is a mouthful"Access Hollywood. Acessado em 27 de Junho de 2014.
  8. "Lenny Kravitz"Foster's Daily Democrat. Acessado em 27 de Junho de 2014.
  9. 2011 SCREAM Awards Nominees and Winners about.com. Visitado em 13-02-2012.
Este artigo sobre uma atriz é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.