Zoetermeer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zoetermeer
Gemeente Zoetermeer
Localidade dos Países Baixos Flag of the Netherlands.svg
Zoetermeer Dobbe.jpg
Dobbeplas, a feira e o coração da cidade de Zoetermeer
Zoetermeer está localizado em: Holanda do Sul
Localização de Zoetermeer em Holanda do Sul
Provinces of the Netherland (Zuid-Holland).svg
Localização de Holanda do Sul nos Países Baixos
Dados gerais
Incorporado em 1 de maio de 1935
Prefeito Jan Waaijer (CDA)
Localização
52° 3' 34" N 4° 29' 45" E52° 3' 34" N 4° 29' 45
Província Holanda do Sul
Tipo de localidade Município
Fuso horário +01:00
Características geográficas
Área 37,06 km²
- terra 34,58 km²
- água 2,48 km²
População (31 dez 2008) 120 947 hab. (3264 hab./km²)
Códigos
Código postal 2701-2729
código CBS 0637
Sítio web www.zoetermeer.nl
Map - NL - Municipality code 0637 (2009).svg
Localização do município de Zoetermeer

Portal Portal Países Baixos

Ltspkr.png Zoetermeer é um município neerlandês, localizado na província da Holanda do Sul. É de facto, considerada uma cidade, mas oficialmente nunca obteve este status. Zoetermeer é a terceira cidade da província em tamanho, após Roterdã e Haia. Seu nome significa literalmente "lago [da água] doce".

História[editar | editar código-fonte]

Soetermeer e Zegwaard[editar | editar código-fonte]

A antiga vila Zoetermeer

Acredita-se que os primeiros habitantes da Zoetermeer estiveram até o ano 1000 em uma área de exploração de turfa, no lago pantanoso Soetermeer (que foi drenado no século XVII). A exploração de turfa foi realizada através da construção de canais para evacuar a água.

No século XIII a população cresceu, concentrando-se na atual localização da rua Dorpstraat. A turfa continuou a ser extraída, inclusive debaixo d'água. Também era vendida à outras cidades como combustível. O lago Soetermeer foi drenado em 1616. Devido à extração da turfa e da contração do solo seco, as grandes áreas de Zoetermeer terminaram ficando abaixo do nível do mar. Algumas áreas (como a rua), no entanto, permanecem mais elevadas porque em sua zona a turfa não foi extraída. Os canais e lagoas nas proximidades da rua são encarregadas de manter o nível da água subterrânea, para evitar que os postes de madeira utilizados como fundações de prédios antigos apodreçam, e para evitar uma nova queda das terrras e afundamento por drenagem.

O canal Leidsewallenwetering, que atravessa os bairros de Dorp e Seghwaert, remonta as origens da exploração de turfa na cidade: foi escavado para evacuar a água do pôlder de Zoetermeer até o norte (perto de Leiden). Através de um segundo canal, o Delftsewallenwetering, evacuava-se a água até o sul (perto de Delft). Os dois canais, unidos, formavam uma rota navegável que era usada para o transporte de mercadorias.

Junto à Oude Kerk (Igreja Velha) existia uma ponte sobre a rota navegável de Leiden à Delft. Estes canais constituíam, ademais, a separação entre os núcleos de Soetermeer (oeste) e Zegwaard (este).

Zoetermeer obteve acesso à rede ferroviária em 1868, o que impulsionou o crescimento de Soetermeer e Zegwaard. Muitos produtores de manteiga se firmaram em Zoetermeer e, além de manteiga, a cidade produzia diversos produtos lácteos e margarina.

Batalha de Zoetermeer[editar | editar código-fonte]

Zoetermeer desempenhou um papel importante na Guerra dos Oitenta Anos. Em 17 de setembro de 1574 teve lugar a Batalha de Zoetermeer (se bem que Zoetermeer não era o objeto da batalha). As tropas espanholas, sob o comando de Francisco de Valdés, não puderam impedir que as tropas rebeldes destruíssem os diques necessários para inundar a zona, contribuíndo para a derrota dos terços espanhóis, e permitindo aos rebeldes levar alimentos à cidade de Leiden.

Era contemporânea[editar | editar código-fonte]

O município de Zoetermeer foi criado em 1 de maio de 1935, a partir da fusão dos municípios de Zegwaard e Soetermeer.

A escassez de espaço na Haia impulsionou Zoetermeer como zona de crescimento populacional. O desenho urbanístico desenvolveu-se ordenadamente, com muito espaço livre e grandes zonas verdes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a geografia dos Países Baixos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.