Zoku Sugata Sanshiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
續姿三四郎
Zoku Sugata Sanshirō
A Saga do Judô - Parte II[1] (BRA)
 Japão
1945 •  p&b •  83 min 
Género ação, aventura
Direção Akira Kurosawa
Roteiro Akira Kurosawa
Tsuneo Tomita (romance)
Elenco Susumu Fujita
Denjiro Okochi
Kokuten Kodo
Música Seiichi Suzuki
Idioma japonês
Cronologia
Sugata Sanshiro

Zoku Sugata Sanshirō (續姿三四郎 Zoku Sugata Sanshirō?) é um filme de 1945 escrito e dirigido por Akira Kurosawa. É baseado no romance de Tsuneo Tomita.

Zoku Sugata Sanshirō foi filmado no Japão pós-guerra, após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial. Uma das histórias que compõem o filme tem reflexos nacionalistas, mas não faz alusões de superioridade do Japão sobre qualquer outra nação. Ao invés disso, focaliza a resistência ao abuso das forças de ocupação.

Mais de cinquenta anos antes das artes marciais misturadas atingir grande popularidade, o filme descreve as competições de tais artes marciais. Especificamente o boxe do Ocidente contra o judô e o judô contra o karatê. O episódio do atacante contra o grappling é similar às últimas sessões dos cinco primeiros Ultimate Fighting Championship.

Sanshiro Sugata é o judoca participando de ambas as competições e, de acordo com o espírito do judô, ele não procura machucar seus oponentes. Ao invés disso, Sugata os derrota com um mínimo de esforço e muita eficiência, sem sede de violência.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.