Zollverein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Mapa de 1926: Deutscher Zollverein e a Unificação de 1871.

Zollverein é o nome da aliança aduaneira que teve como meta a liberdade alfandegária para os 39 estados alemães, o que favoreceu a liberdade entre as suas fronteiras internas facilitando assim o maior comércio e uma maior estrutura para os processos industriais, excluindo a Áustria, que era rival da Prússia. Foi dissolvido em 1866, mas foi restabelecido em 1867 com os estados do Sul participando. O novo Zollverein era mais forte.

Fundado em 1834, o Zollverein (Deutscher Zollverein ou União do Uso Geral da Alemanha), originalmente planejado pela Prússia no século XIX, incluía, inicialmente, apenas os estados do norte, próximos aos territórios controlados pela Prússia, e foi visto como um jeito de transportar bens, estimulando o comércio e a economia. A união entre os 39 estados foi o fruto dos burocratas prussianos ao longo de décadas. Por volta de 1848, a sua atuação havia aumentado, e incluía não só a maioria dos estados alemães como também o Império Austríaco e aqueles da Alemanha no Noroeste, alem de interesses economicos, a Prússia desejava criar uma grande influencia nos estados que dominava para poder futuramente, realizar a unificaçao alema

O Zollverein continuou uma eficiente ferramenta fiscal, até deixar de fazer sentido com a Unificação da Alemanha, em 1871

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.