Zona Centro-Sul de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Centro-Sul
Zona Centro-Sul de São Paulo
Visão aérea do distrito Jabaquara com o Aeroporto de Congonhas ao fundo.
Zona Centro-Sul de São Paulo
Área 74 km²
População 715.910 hab. (2008)
Renda média R$ 8.000,50
Subprefeituras Santo Amaro, Vila Mariana e Jabaquara
Zonas de São Paulo

A região Centro-Sul de São Paulo é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de São Paulo englobando as subprefeituras de Santo Amaro, de Vila Mariana e do Jabaquara.[1] De acordo com o censo de 2010, tem uma população de 731.758 habitantes e renda média por habitante de R$ 8.000,50,[2] sendo a região de mais elevada renda per capita do município.

É uma região que está em constante desenvolvimento, abrigando bairros mais valorizados do município como: Vila Nova Conceição, Planalto Paulista, Indianópolis, Vila Mascote, Brooklin Novo, Jardim Prudência, Chácara Flora, Chácara Santo Antônio, Vila Guarani, Vila Sta Catarina, Chácara Klabin, Vila Clementino e Mirandópolis.

Quase sempre se refere a esta região simplesmente como Zona Sul, sendo a denominação "Centro-Sul" quase desconhecida pela população em geral, só usada para fins oficiais.

Fotografia panorâmica do distrito de Moema .

Referências

  1. Mapa oficial das subprefeituras do município de São Paulo: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/guia/mapas/0001/mapa_subprefeituras.jpeg Arquivado em 18 de fevereiro de 2007, no Wayback Machine.
  2. Média ponderada baseado em dados de renda e população da Prefeitura: http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/secretarias/planejamento/plano_diretor/Plano_Municipal_Habitacao.pdf Arquivado em 12 de outubro de 2014, no Wayback Machine.