Zona Leste de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zona Leste (Manaus))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Bairros de Manaus

Manaus

Vista parcial da Zona Leste de Manaus.

A região leste de Manaus é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de Manaus englobando os bairros da região. Forma com a zona norte a macro-zona conhecida simplesmente como "zona de crescimento".

De acordo com IBGE/2008, a região tem uma população superior aos 600.000 habitantes e renda média por habitante de R$ 720,25.

É a região que possui o maior centro comercial da cidade, além de ser a região mais populosa da cidade e possuir o maior colégio eleitoral do Amazonas e da Amazônia. É na zona leste que estão alguns dos bairros mais populosos da cidade, como o São José, Jorge Teixeira e Zumbi. A ocupação da zona leste é diversa, possuindo tanto bairros pobres como bairros ricos na cidade. Um dos principais Shopping Centers de Manaus, o Shopping São José, se encontra na zona leste. São 11 bairros oficias na zona leste.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Shopping center[editar | editar código-fonte]

Zona Leste de Manaus, com vista parcial para o bairro do Coroado ao fundo.

O Shopping São José e o Shopping Grande Circular localizam-se na Zona Leste, especificamente no bairro São José Operário. E em 2013 foi inaugurado no bairro Multirão o Shopping Cidade Leste.

Saúde[editar | editar código-fonte]

Vista parcial da Zona Leste de Manaus. Ao fundo, bairro de Tancredo Neves.

Possui o maior hospital estadual: O Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado, que atende as principais urgências do Amazonas, localizado no bairro São José Operário. Possui também o Pronto Socorro da Zona Leste Platão Araújo, localizado no bairro Amazonino Mendes.Também encontramos a maior maternidade da Região Norte do Brasil, a Maternidade Ana Braga.

Cultura[editar | editar código-fonte]

A Zona Leste de Manaus possui um núcleo do Centro Cultural Cláudio Santoro, localizado no Shopping Grande Circular. O Centro Cultural atende aos jovens da região e agrega atores a atrizes mirins e juvenis, além de cantores, bailarinos, dançarinos e poetas de baixa renda. Os atores, atrizes e bailarinos do Centro Cultural Cláudio Santoro sempre são escalados para as apresentações natalinas no Teatro Amazonas.

Ver também[editar | editar código-fonte]