Zona Norte de Manaus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Zona Norte (Manaus))
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Bairros de Manaus

Manaus

Vista aérea da zona norte de Manaus.

A região norte de Manaus é uma região administrativa estabelecida pela prefeitura de Manaus englobando os bairros da região. Forma com a zona leste a macro-zona conhecida simplesmente como "zona de crescimento".

De acordo com IBGE/2008, a região tem uma população superior aos 500.000 habitantes e renda média por habitante de R$ 720,25.

É a segunda maior região da cidade. Apesar de ser superada pela Zona Leste, a Zona Norte tem sido a que mais cresce na última década em termo populacional. Ocupa a maior área do município de Manaus, no total com mais de 6.000 km do município. Existem bairros bastante valorizados como a Cidade Nova e Nova Cidade, bairros com comércio popular muito movimentado como o Amazonino Mendes, Santa Etelvina e Parque das Nações, bairros estritamente residenciais com pouca movimentação no comércio como Águas Claras, Francisca Mendes e Vitória Régia e bairros com população de baixa renda como o Alfredo Nascimento, Monte das Oliveiras, Nossa Senhora de Fátima, Novo Israel e Colônia Terra Nova.

Tem como destaque na atualidade a Cidade Nova o maior bairro de Manaus abrigando mais de 210 mil moradores. Outros destaques ficam com o bairro de Santa Etelvina onde situa-se o grande parte dos avanços populacionais dos últimos anos na cidade. O Nova Cidade, bairro que surgiu em 1996, apresentou nos últimos anos o maior crescimento populacional da história de Manaus, passando de 832 moradores (1999) a 31.443 moradores (2007), um crescimento enorme e histórico em Manaus. Outros bairros também surpreenderam no índice de crescimento populacional.

Em Alfredo Nascimento, encontramos um dos piores índices de educação do Amazonas. Em Novo Israel encontramos um dos melhores colégios do Amazonas, a E.E. Dulcinéia Varela. No bairro Cidade Nova, encontramos a melhor média educacional do Amazonas, nas escolas estaduais Senador João Bosco e Marcantônio Vilaça, além de um bom crescimento educacional na E.E. Osmar Pedrosa, também na Cidade Nova. Ademais, abriga a maior escola do Amazonas, a Escola Estadual José Bernardino Lindoso.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Ver Também[editar | editar código-fonte]