Zona Sudoeste de São Paulo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Sudoeste
Zona Sudoeste de São Paulo
Ponte Octavio Frias de Oliveira.
Área 202 km²
População 1.588.727 hab. (2008)
Subprefeituras Campo Limpo e M'Boi Mirim
Zonas de São Paulo

Dá-se o nome de Zona Sudoeste de São Paulo ou vetor Sudoeste à macro-zona do município de São Paulo formada pelas zonas Oeste e Centro-Sul.

Constitui-se na área de maior dinamismo econômico do município e com maior infra-estrutura. Na região encontram-se importantes avenidas como a Engenheiro Luís Carlos Berrini, Av. João Dias, Estrada do M'Boi Mirim, Avenida Santo Amaro, Estrada de Itapecerica e Av. Vereador José Diniz.

Na região localizam-se também vários bairros nobres com suas belas e modernas arquiteturas como Santo Amaro, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Brooklin.

Pode-se destacar importantes monumentos e locais como a Estátua do Borba Gato, Morumbi Shopping, Ponte Estaiada, Complexo de Eventos Transamérica, Centro Empresarial de São Paulo (CENESP), Citibank Hall SP (Credicard Hall), TV Globo São Paulo, entre muitos outros.

Apesar de ser em sua maioria nobre, a região também possui sua parte periférica e abriga bairros como Jardim Ângela, Jardim São Luiz, Paraisópolis, Capão Redondo entre outros.

Sub-Região Sudoeste da Grande São Paulo[editar | editar código-fonte]

Com a Lei Complementar nº 1.139, de 16 de junho de 2011, aprovada pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e, consequentemente, com o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo (PDUI), os municípios da Região Metropolitana de São Paulo também passaram a ser zoneadas de acordo com as sub-regiões da capital.[1][2]

Desta forma os municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, juntamente com os bairros da Zona Sudoeste do município de São Paulo passam a formar a Zona Sudoeste da Grande São Paulo.[1][2]

Referências

  1. a b «Lei Complementar nº 1.139, de 16 de junho de 2011». www.al.sp.gov.br. Consultado em 7 de outubro de 2016 
  2. a b «Região Metropolitana de São Paulo». Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de São Paulo. Consultado em 30 de janeiro de 2017. Cópia arquivada em 27 de janeiro de 2017