Zona batipelágica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As camadas da zona pelágica.

Zona batipelágica (do grego βαθύς (bathýs), profundo), zona batial ou andar batial, é a camada da zona pelágica que se estende da profundidade de 1000m a 4000m abaixo da superfície do oceano. A temperatura média nesta camada é de 4°C. A pressão se aproxima dos 5800 PSI, o equivalente a uma caminhonete grande em cima de cada polegada quadrada do corpo humano.[1]

Esta região pertence à zona afótica, por isso, os organismos que aqui vivem são independentes de seres fotoautotróficos. Abaixo desta zona encontram-se a zona abissal e a zona hadal, correspondentes, respetivamente, às planícies abissais e fossas abissais. Acima dela fica a zona mesopelágica. Como a luz do sol não atinge esta camada, não existe produção primária de alimentos.

Por causa da ausência de luz, algumas espécies não possuem olhos; entre aquelas que os possuem pode ser citado o tubarão-cobra. Muitas formas de nécton vivem nesta zona, tais como a lula, grandes baleias e o polvo. Esponjas, braquiópodes, estrelas-do-mar e equinoides também são comuns.

Em biologia marinha chamam-se batipelágicos os animais aquáticos que nadam livremente em águas de grandes profundidades, correspondentes à zona batial, sem nunca se aproximarem da superfície do oceano.

O termo vem de uma divisão do domínio pelágico em zonas de profundidade[2].


Referências

  1. History.com. Universo submarino: Pressão fatal. [S.l.: s.n.] pp. Ep. 3 
  2. site do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, Portugal. «Breve caracterização do meio marinho». Consultado em 30 de junho de 2009 

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre Ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.