Zoraptera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaZoraptera
ZorotypusHubbardi.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Zoraptera
Gêneros
Xenozorotypus (extinto)

Zorotypus

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Zoraptera

Os zorápteros (Zoraptera) são uma ordem muito pequena de insetos, com cerca de 30 espécies conhecidas apenas, distribuídas em dois gêneros: um extinto contendo uma única espécie do Cretáceo (Xenozorotypus burmiticus Engel and Grimaldi, 2002), e o outro contendo as demais espécies. São animais pequenos em tamanho, alcançando menos de 3 mm de comprimento. Possuem cercos segmentados e antenas moniliformes divididas em nove antenômeros.

São geralmente achados sob casca de árvores ou em húmus e folhiço. Possuem formas aladas (com asas) e ápteras (sem asas). A forma áptera é a mais comum, geralmente de cor branca e sem olhos compostos nem ocelos, ao passo que as formas aladas têm tanto olhos compostos como ocelos e são mais pigmentados. Embora possuam em média menos que 3 mm de comprimento, um zoráptero alado pode ter uma envergadura de asas total de cerca de 7 mm. Como nos cupins (Isoptera), eles podem soltar suas asas voluntariamente. Alimentam-se de esporos de fungos e outros pequenos artrópodes. O nome Zoraptera vem do grego e significa "puramente sem asas" (foram nomeados antes das formas aladas serem descobertas).

Ícone de esboço Este artigo sobre insetos, integrado no Projeto Artrópodes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.