Zorka de Montenegro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Zorka de Montenegro
Princesa de Montenegro e de Karageorgevich
Zorka van Montenegro.jpg
Príncesa Zorka
Governo
Consorte Pedro I da Jugoslávia (1844-1921)
Casa Real Romanov
Vida
Nascimento 23 de Dezembro de 1864
Cetinje, Flag of Montenegro.svg Montenegro
Morte 16 de março de 1890 (25 anos)
Cetinje, Flag of Croatia.svg, Croácia
Filhos Helena da Sérvia
Milena
Jorge da Sérvia
Alexandre I da Iugoslávia
André
Pai Nicolau I de Montenegro (1841-1921)
Mãe Milena Vukotić (1847-1923)

Sua Alteza, a Princesa Ljubica Petrović-Njegoš de Montenegro (em servo: Љубица Петровић-Његош), (23 de Dezembro de 186416 de Março de 1890), mais conhecida pelo nome Zorka Karageorgevich após o seu casamento com o Rei Pedro I da Jugoslávia, foi a filha mais velha do rei Nicolau I de Montenegro.

Vida[editar | editar código-fonte]

Nascida em Cetinje, no Principado de Montenegro quando o seu pai Nicolau I era já príncipe reinante após a morte do seu tio Danilo II, Zorka foi educada na Rússia antes de regressar ao seu país natal para ficar noiva do futuro rei da Jugoslávia. A habilidade do pai de Zorka para arranjar os casamentos das suas filhas beneficiou a sua posição. Duas das irmãs de Zorka (Anastásia e Milica) casaram-se com Grão-duques russos e a sua irmã Helena casou-se com o futuro rei Victor Emanuel III da Itália.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Descrita como “exuberante” por um comentador, Zorka casou-se com Pedro da Jugoslávia em Cetinje no dia 1 de Agosto de 1883 numa cerimónia ortodoxa grega.

O casal teve 5 filhos:

Morte[editar | editar código-fonte]

Zorka morreu com apenas 25 anos de idade no dia 16 de Março de 1890 em Cetinje devido a complicações no parto do seu quinto filho André que também morreu no mesmo dia. Foi enterrada na Igreja de São Jorge em Topola, na Sérvia.

O seu pai, o Príncipe reinante, tomou o título de Rei de Montenegro em 1910.

Felizmente Zorka não viveu para ver o sofrimento do seu filho Jorge, herdeiro ao trono da Sérbia, ao ser forçado a abdicar dos seus direitos ao trono após pontapear um homem até à morte e subsequentemente ser declarado louco. Assim, foi o seu filho mais novo, Alexandre, que subiu ao trono, depositando o seu avô Nicolau I para unir o Principado de Montenegro ao seu reino.