Zulu (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zulu
Zulu (filme)
Michael Caine em uma cena do filme
 Reino Unido
1964 •  cor •  139 min 
Género guerra
Direção Cy Endfield
Produção Stanley Baker
Cy Endfield
Roteiro John Prebble
Cy Endfield
Narração Richard Burton
Elenco Stanley Baker
Jack Hawkins
Ulla Jacobsson
James Booth
Michael Caine
Música John Barry
Distribuição Paramount Pictures (EUA)
Embassy Pictures
Idioma inglês
Orçamento US$ 2.000.000[1]

Zulu é um filme histórico de guerra britânico de 1964 que mostra a Batalha de Rorke's Drift entre o exército britânico e o Reino Zulu em janeiro de 1879, durante a Guerra Anglo-Zulu.

O filme foi dirigido pelo roteirista americano Cy Endfield, que fazia parte da lista-negra de Hollywood,[2] e produzido por Stanley Baker e pelo próprio Endfield, com Joseph E. Levine como produtor-executivo. O roteiro é de autoria de John Prebble e de Endfield, baseado num artigo de Prebble, jornalista e historiador. Tem em seu elenco Stanley Baker e Michael Caine, em seu primeiro papel principal, além de Jack Hawkins, Ulla Jacobsson, James Booth, Nigel Green, Paul Daneman, Glynn Edwards, Ivor Emmanuel e Patrick Magee. O futuro líder político sul-africano Mangosuthu Buthelezi interpretou o rei zulu Cetshwayo kaMpande, seu bisavô. A narração inicial e final foi feita por Richard Burton.

O filme teve grande sucesso de público e crítica.

Uma continuação que mostra os episódios anteriores ao filme, Zulu Dawn, abordando a Batalha de Isandlwana, foi lançada em 1979. Também foi escrita por Cy Endfield, e teve Burt Lancaster e Peter O'Toole nos papéis principais.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Na África do Sul, em 1879, grupo de soldados ingleses tenta defender sua posição em Batalha de Rorke's Drift contra uma horda de implacáveis guerreiros zulus.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Zulu DVD, BBC, 18 de novembro de 2002. Página acessada em 30-4-2007.
  2. Stafford, Jeff "Zulu" - TCM.com
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme britânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.