dict.cc

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


dict.cc
Proprietário(s) Paul Hemetsberger
Gênero Dicionário de tradução
Cadastro Público
Lançamento 6 de novembro de 2002 (21 anos)
Endereço eletrônico http://enpt.dict.cc/?hmb=r

dict.cc é um dicionário eletrônico multilíngue gratuito. Para uso offline, o dicionário pode ser baixado como arquivo de texto para diversos programas, entre os quais Windows, Apple iOS, Android.[1] O dicionário português-alemão já está em sua versão alfa, contando com mais de 56 mil traduções. Já o dicionário português-inglês ainda está em versão beta, com pouco menos de 14 mil traduções (5 de julho de 2017).

História[editar | editar código-fonte]

O website foi desenvolvido pelo web designer austríaco Paul Hemetsberger (* 1977),[2] e entrou na rede em 6 de novembro de 2002. Sua ideia inicial era criar uma enciclopédia, mas acabou mais tarde se decidindo pelo mercado de dicionários on-line. Em 2003, o site foi movido para um servidor próprio.[3] O fundador pretende em alguns anos possibilitar a tradução de centenas de línguas através de seu site.

Construção do vocabulário[editar | editar código-fonte]

Assim como o dicionário gratuito LEO, o dict.cc permite ao usuário acrescentar novas traduções. Mas, ao contrário do dicionário Leo, que possui uma redação, no dict.cc as novas traduções são controladas e aperfeiçoadas pelos próprios usuários antes de entrar no dicionário.

Línguas[editar | editar código-fonte]

dict.cc faz traduções entre muitos pares de línguas, cada um dos quais mantido num subdomínio baseado no sistema ISO 639-1. Por exemplo, o subdomínio do dicionário inglês-português é denominado enpt.dict.cc, o subdomínio alemão-português, dept.dict.cc, o inglês-espanhol, enes.dict.cc, e assim por diante. A exceção é o dicionário alemão-inglês, que funciona no endereço padrão dict.cc.[4] No momento, o maior vocabulário pertence ao dicionário alemão-inglês. Em 2009 foram acrescentadas outras línguas, entre as quais o português, para a tradução para o alemão e inglês. Atualmente, existem 50 dicionários, entre os quais:

Referências

  1. «dict.cc Wörterbuch für Android». Data-Bla.de. 7 de fevereiro de 2012. Consultado em 17 de junho de 2012. Arquivado do original em 16 de maio de 2013 
  2. Gabriel, Thomas (12 de janeiro de 2010). «Interview mit Paul Hemetsberger von dict.cc». internetszene.at. Consultado em 17 de junho de 2012 
  3. dict.cc history page
  4. «dict.cc homepage»