Enantiomorfismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Uma imagem no espelho evidencia o seu enantiomorfismo, assim como quando dobramos e desdobramos um papel com tinta fresca.

Enantiomorfismo ou imagem Enantiomorfa consiste na simetria de dois objetos que não podem se sobrepôr.[1] Um exemplo simples de enantiomorfismo é a imagem de um objeto formada no espelho, como o vaso ao lado: uma fotografia direta (frente-a-frente) e uma obtida do espelho, não são iguais. A mesma coisa ocorre com a figura pintada num lado do papel e depois "carimbada" por sua dobra (ilustração). Os objectos e suas imagens, assim como as impressões por dobra, são considerados enantiomórficas.

As moléculas que fazem isomeria espacial também são enantiomórficas. A imagem enantiomorfa também pode ser observado em uma câmara escura, na qual a imagem é invertida e enantiomorfa.[2][3]

Referências

  1. «Espelho Plano». InfoEscola. Consultado em 17 de abril de 2022 
  2. Costa, Maria Cristina Nonato. Estudos cristalográficos em macromoléculas biológicas: Aplicações em calgranulina C de granulócitos porcinos, tripanotiona redutase deTrypanosoma cruzi e fosfolipase A2 extraída do veneno da serpente Bothrops moojeni. Diss. Universidade de São Paulo, 1997.
  3. ELETRÔNICA, PARAMAGNÉTICA. PADRONIZAÇÃO DO MÉTODO DE DOSIMETRIA DE DOSES ALTAS PELA TÉCNICA DE RESSONÂNCIA. Diss. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 2000.
Ícone de esboço Este artigo sobre física é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.