Exegese

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete exegese.

Exegese (do grego ἐξήγησις de ἐξηγεῖσθαι "levar para fora") é uma interpretação ou explicação crítica de um texto, particularmente de um texto religioso.[1] O termo foi tradicionalmente usado para a exegese da Bíblia mas, no uso moderno, "exegese bíblica" é usado para dar mais especificidade, a fim de distingui-lo de qualquer outra explicação crítica mais ampla de qualquer tipo de texto. Quem pratica a exegese é chamado de exegeta.

A exegese inclui uma ampla gama de disciplinas críticas: crítica textual é a investigação da história e das origens de um texto, mas a exegese pode incluir o estudo dos antecedentes históricos e culturais do autor, do texto ou de seu público original. Outras análises incluem a classificação do tipo de gênero literário presente no texto e uma análise de características gramaticais e sintáticas no texto propriamente dito.

Os termos exegese e hermenêutica têm sido usados como sinônimos.

Uso[editar | editar código-fonte]

Aquele que pratica a exegese é chamado um exegeta (do grego ἐξηγητής). O plural de exegese é exegeses. O adjetivo é exegético (por exemplo, comentários exegéticos). Em exegese bíblica, o oposto da exegese (retirar) é eisegese (envolver), no sentido de um comentarista eisegético "importar" ou "envolver" suas próprias interpretações puramente subjetivas no texto, não suportadas pelo texto em si. Eisegese é frequentemente usada como um termo depreciativo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Exegese». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 11 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Teologia ou sobre um teólogo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.