Mims

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pela localidade estadunidense, veja Mims (Flórida).
Mims
Mims
Informação geral
Nome completo Shawn Tapiwa Mims
Nascimento 22 de março de 1981 (43 anos)
Origem Washington Heights, Manhattan, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Hip hop
Ocupação(ões) Rapper
Período em atividade 2001–atualmente
Gravadora(s) American King Music
Capitol Records
Afiliação(ões) J. Holiday, Tyga, DJ Drama, Shop Boyz
Página oficial mimsmusic.net

Mims, nome artístico de Shawn Tapiwa Mims, (Washington Heights, Nova Iorque, 22 de março de 1981), é um rapper americano de descendência jamaicana. Começou a fazer trabalhos como DJ no início da adolescência, e obteve sucesso em 2007 com a canção "This Is Why I'm Hot", de seu álbum de estreia Music Is My Savior.

História[editar | editar código-fonte]

Biografia e início de carreira[editar | editar código-fonte]

Nascido em 22 de março de 1981 em Washington Heights, um bairro localizado em Manhattan, no estado de Nova Iorque, é oriundo de uma família de descendência jamaicana e americana. Se formou no Colégio Westbury, em Old Westbury, NY, e se matriculou no Colégio Comunitário Nassau.[1] Ele deixou a instituição após dois meses de aulas para perseguir uma carreira no rap.[2] Os seus pais faleceram quando ele tinha 13 anos de idade, e foi o seu interesse pela música que o manteve focado e longe de confusão. Mims queria seguir os passos de seu pai, que tinha um set de DJ em casa. Quando começou a tocar, tornou-se mais interessado pela criação da música, e seus interesses voltaram-se para engenharia de som e produção. Ao final da escola, no entanto, focou-se em trabalhar como MC depois que seus amigos o encorajaram a continuar a desenvolver suas habilidades em matéria de letras. Começou sua carreira no Harlem com o amigo Cam'ron.

Em 2001, foi descoberto por Quincy S/Duq Entertainment e logo depois apareceu numa compilação intitulada Private Party Collectors Edition Vol. 2, do grupo canadense Baby Blue Soundcrew. Sua participação no single "Love 'Em All", ao lado de Choclair, o tornou conhecido no Canadá. O vídeo da canção foi indicado para um prêmio MMVA. Logo após o seu reconhecimento no Canadá, o cantor chamou a atenção da equipe de produtores Blackout Movement.[3] Logo depois, lançou o seu primeiro single nos Estados Unidos, "I Did You Wrong", que tornou-se um sucesso local.

No entanto, isso não foi suficiente para a realização de um contrato de gravação. Em 2006, ele começou a gravar com a gravadora de hip hop latino Urban Box Office. O rapper decidiu reavaliar sua relação com a indústria da música e criou a American King Music ao lado de seus parceiros de negócios Corey Llewellyn & Erik Mendelson.

Music Is My Savior (2007–2008)[editar | editar código-fonte]

Music Is My Savior foi o seu primeiro álbum de estúdio, lançado em 27 de março de 2007. Segundo Mims, o seu título trás também uma carga adicional. "Se você pensar em Music Is My Savior como um acrônimo, ele representa meu sobrenome, que é Mims", diz. "Queria que fosse algo engenhoso." Seu primeiro single, "This Is Why I'm Hot", chegou às rádios americanas em 23 de janeiro de 2007 e alcançou a primeira posição na parada musical Billboard Hot 100.[4] Os produtores da canção, Blackout Movement, tocam juntos como DJs. "Eles entendem qual é a mentalidade de um DJ e foi por aí que criamos o disco", explica Mims. "Os DJs fizeram o disco, e quando um DJ cria um álbum e outro DJ o ouve, eles estabelecem uma conexão. Acho que é por isso que muitos DJs apreciam esse trabalho".

O segundo e terceiro singles do álbum foram "Like This"[5] e "Just Like That", respectivamente. "Like This" foi lançado em 10 de abril de 2007, e contou com a participação da cantora Rasheeda.

More Than Meets the Eye e Guilt (2008–2009)[editar | editar código-fonte]

No início de 2008, Mims gravou junto com Kylie Minogue a canção "All I See". Fez também uma participação na versão remix da canção "I Kissed a Girl", de Katy Perry.[6] Isto levou ao lançamento da sua mixtape More Than Meets the Eye, lançada em 29 de julho de 2008. Do álbum foi lançado o single "Like This (Remix)" com participação de Sean Kingston, Sha Dirty, Red Cafe e N.O.R.E.. O segundo single lançado foi "We Really Do This", com participação de Pitbull, Red Cafe e Currensy.

O seu segundo álbum de estúdio foi inicialmente pensado para ser intitulado I Am Hip Hop's Savior.[7] Em 7 de abril de 2009 o álbum foi lançado, intitulado Guilt. Em outubro de 2008, "Move (If You Wanna)" se tornou o primeiro single oficial do álbum, atingindo a 63ª posição na parada Hot 100.[8] O segundo single foi lançado em 7 de abril de 2009, intitulado "Love Rollercoaster" com participação de LeToya Luckett.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Mixtapes[editar | editar código-fonte]

  • 2006: The Future
  • 2008: More Than Meets the Eye
  • 2008: Crazy Shotta

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Single EUA Hot 100 EUA R&B EUA Rap EUA Pop Álbum
2007 "This Is Why I'm Hot" 1 2 1 4 Music Is My Savior
"Like This" (feat. Rasheeda) 32 54 11 38
"Just Like That"
2008 "Like This (Remix)" (feat. Sean Kingston) More Than Meets the Eye
"We Really Do This" (feat. Pitbull, Red Cafe & Currensy) - - -
"Move (If You Wanna)" 61 39 11 63 Guilt
2009 "Love Rollercoaster" (feat. LeToya) - 78 - -
2010 "The City" (feat. Jovi Rockwell) - - - -

Referências

  1. «Mims - Product of His Environmen». Consultado em 8 de julho de 2008. Arquivado do original em 21 de janeiro de 2012 
  2. «Bio». Consultado em 8 de julho de 2008 
  3. «MIMS's Profile». Consultado em 8 de julho de 2008. Arquivado do original em 15 de setembro de 2008 
  4. Nielsen Business Media. «MIMS Album & Song Chart History: Billboard Hot 100». Billboard.com. Consultado em 12 de junho de 2012 
  5. «Snap Judgement: Mims' 'Like This' video». EW.COM. Consultado em 2 de outubro de 2007 
  6. «Katy Perry feat. Mims "I Kissed A Girl" Remix». mixmatters.com. Consultado em 11 de agosto de 2010. Arquivado do original em 26 de julho de 2010 
  7. «Mims preps I Am Hip Hop's Savior for December release». TBT. Consultado em 11 de agosto de 2010. Arquivado do original em 21 de dezembro de 2008 
  8. «Mims – Move (If U Wanna)». New Music Reviews. Consultado em 11 de agosto de 2010. Arquivado do original em 19 de dezembro de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]