Frederick Fyvie Bruce

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Frederick Fyvie Bruce
Nascimento 12 de outubro de 1910
Elgin
Morte 11 de setembro de 1990 (79 anos)
Buxton
Cidadania Reino Unido
Alma mater
Ocupação teólogo
Prêmios
Empregador(a) Universidade de Leeds, Universidade de Sheffield, Universidade de Manchester, Universidade de Edimburgo, Universidade Victoria de Manchester

Frederick Fyvie Bruce (12 de Outubro de 1910 - 11 de Setembro de 1990) foi um professor, escritor, erudito da Bíblia, e um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia. Sua obra Merece confiança o Novo Testamento? (No original em inglês: New Testament Documents: Are They Reliable?) é considerada um clássico na área de apologética cristã. Também escreveu: Paulo o Apóstolo da Graça sua vida Cartas e Teologia.

Biografia[editar | editar código-fonte]

F.F. Bruce nasceu em Elgin, Moray, na Escócia, e foi educado na Universidade de Aberdeen, Cambridge University e na Universidade de Viena. Depois de ensinar grego por vários anos primeiro na Universidade de Edimburgo e, em seguida, na Universidade de Leeds tornou-se chefe do Departamento de História e Literatura Bíblica na Universidade de Sheffield em 1947. Em 1959, mudou-se para a Universidade de Manchester, onde se tornou professor de crítica bíblica e Exegese. Em sua carreira, escreveu cerca de trinta e três livros, e atuou como editor dos periódicos trimestrais The Evangelical Quarterly e Palestina Exploration Quarterly . O Professor F.F. Bruce se aposentou em 1978.

Ícone de esboço Este artigo sobre um teólogo cristão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.