Gualeguaychú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Gualeguaychú
Nome oficial
(es) Gualeguaychú
Nome local
(es) Gualeguaychú
Geografia
País
Província
Departamento
Capital de
Altitude
15 m
Coordenadas
Demografia
População
109 461 hab. ()
Funcionamento
Estatuto
Municipalidade
cidade fronteiriça (en)
Geminações
Identificadores
Código postal
E2820
Prefixo telefônico
03446
Website
Mapa

Gualeguaychú é uma cidade na província de Entre Ríos, na Argentina, situada na margem esquerda do rio Gualeguaychú, que é um afluente do rio Uruguai.[1] Situa-se no sudoeste da província, aproximadamente a 248 km a noroeste de Buenos Aires por rodovia, e a 30 km km do Uruguai. Tinha 76.220 habitantes de acordo com o censo argentino de 2001. Seu nome vem de uma corruptela de y yaguari guaçú que em guarani significa "rio do grande jaguar".

Seu Carnaval, que dura dez noites, entre o primeiro sábado de janeiro e o primeiro sábado de março, é famoso e faz a cidade receber turistas de diversas províncias. Existe até mesmo um sambódromo, o Corsódromo de Gualeguaychú.[2] A cidade também tem fontes termais, praias fluviais e um cassino. A 12 km da cidade encontra-se o Parque Reserva Las Piedras, que preserva remanescentes da mata original da região.

Gualeguaychú não deve ser confundida com Gualeguay, que também é uma cidade da província de Entre Ríos, localizada cerca de 80 km a oeste.

Referências

  1. «Base de municípios» (PDF). Governo da Argentina. 2010. Consultado em 8 de setembro de 2019 
  2. «Cidade rebelde, Gualeguaychú faz desfiles à brasileira». Folha de S.Paulo. 12 de fevereiro de 2009. Consultado em 26 de fevereiro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]