Walter Brennan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Walter Brennan
Walter Brennan
Brennan (1958)
Nascimento Walter Andrew Brennan
25 de julho de 1894
Lynn
Morte 21 de setembro de 1974 (80 anos)
Oxnard
Sepultamento Cemitério San Fernando Mission
Cidadania Estados Unidos
Alma mater
  • Cambridge Rindge and Latin School
Ocupação ator, ator de gênero, ator de cinema, ator de televisão, autor-compositor, cantor
Prêmios
Causa da morte enfisema pulmonar

Walter Andrew Brennan (Lynn, 25 de julho de 1894Oxnard, 21 de setembro de 1974) foi um ator de cinema e de televisão estadunidense, que se tornou conhecido principalmente pelos seus papéis coadjuvantes, pelo qual detém o atual recorde de Oscars na categoria. Atuou em mais de 200 filmes para cinema e televisão.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Descendente de irlandeses, filho de um engenheiro e inventor, Brennan estudou engenharia na Rindge Technical High School, em Cambridge, Massachusetts. Trabalhou posteriormente como bancário e alistou-se nas Forças Armadas dos Estados Unidos, servindo na 101st Field Artillery Regiment na França durante a Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, foi para a Guatemala, onde se dedicou ao cultivo de abacaxis, indo depois para Los Angeles. Durante os anos 20 trabalhou no mercado de imóveis, enriquecendo, porém perdeu parte de sua fortuna quando o mercado caiu.

Estreou no cinema em 1923, como dublê, e a partir de então trabalhou em um grande número de filmes famosos, de todos os gêneros, sendo lembrado em especial por seus papéis nos western de Howard Hawks e John Ford.

Brennan foi um dos grandes atores que desempenharam, na maioria das vezes, papéis coadjuvante/secundários. Em 1932, perdeu seus dentes em um acidente, e ao longo de sua carreira fez vários personagens “sem dentes”. Seu primeiro papel importante foi em Barbary Coast (“Duas Almas se Encontram”), em 1935. Brennan trabalhou ininterruptamente no cinema e na TV até sua morte, em 1974. Seu último filme foi Smoke in the Wind, terminado em 1975.

Notoriamente conservador, Brennan apoiou as campanhas presidenciais de Barry Goldwater, George Wallace e John G. Schmitz.

Filmografia parcial[editar | editar código-fonte]

Séries para TV[editar | editar código-fonte]

  • Entre 1967 e 1969, Walter Brennan estrelou a série feita para a TV The Guns of Will Sonnett (“A Lenda de Um Pistoleiro”), em 50 episódios de 25 minutos cada, ao lado de Dack Rambo, Harry Dean Stanton, Claude Akins. Gênero Western.
  • The Real McCoys (“Os Verdadeiros McCoys”), entre 3 de outubro de 1957 e 23 de junho de 1963. Gênero comédia.

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Oscar de melhor ator (coadjuvante/secundário) em 1936, com o filme Come and Get It (“Meu Filho é Meu Rival”)
  • Oscar de ator (coadjuvante/secundário) em 1938, com o filme Kentucky (“Romance do Sul”).
  • Oscar de ator (coadjuvante/secundário) em 1942, com o filme The Westerner (“O Galante Aventureiro”)
  • Indicado ao Oscar de ator (coadjuvante/secundário) em 1941, com o filme Sergeant York (“Sargento York”). O Oscar foi ganho por Donald Crisp, em How Green Was My Valley (“Como Era Verde o Meu Vale”)

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Walter Brennan