Produtor de televisão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O produtor de televisão tem como sua função principal controlar todos os aspectos da produção de um programa de televisão, desde o desenvolvimento de sua ideia original e da contratação do elenco até a supervisão das filmagens e a checagem dos fatos. Frequentemente é o produtor é responsável direto pela qualidade do programa e pela sua duração no ar, com maior ou menor intensidade dependendo do programa, ou de sua emissora.

Alguns produtores assumem um papel mais executivo, simplesmente concebendo novos programas e "lançando-as" (pitching) para as redes, e uma vez que o projeto esteja em andamento passam a dedicar-se exclusivamente a assuntos relativos aos negócios, como orçamentos e contratos; outros, no entanto, envolvem-se mais diretamente com o cotidiano dos trabalhos, especialmente em atividades como os roteiros, o design dos sets, o elenco e até mesmo a direção.

De acordo com o diretor e produtor Angolano Fililpe Dos Santos, o produtor seria o profissional que alia a capacidade de analisar e relacionar determinado produto ao seu público-alvo com a de prever os custos necessários para esta produção e suas estimativas de retorno financeiro; seria o primeiro profissional a entrar em determinado projeto e o principal responsável por levá-la adiante, captando profissionais e recursos para realizá-la.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Daniel Filho, Antes que me esqueçam. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988, citado em Dorneles, Rogério de Abreu. O design na teledramaturgia - Um olhar sobre as vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo - dissertação de mestrado, PUC-RJ, 24 de julho de 2007 (visitado em 14 de agosto de 2009).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]