Summer of Sam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Summer of Sam
Summer of Sam
No Brasil O Verão de Sam
Em Portugal Verão Escaldante
 Estados Unidos
1999 •  cor •  142 min 
Gênero drama
Direção Spike Lee
Roteiro Victor Colicchio
Michael Imperioli
Spike Lee
Elenco John Leguizamo
Adrien Brody
Mira Sorvino
Jennifer Esposito
Bebe Neuwirth
Anthony LaPaglia
Patti LuPone
Ben Gazzara
Idioma inglês

Summer of Sam (br:O Verão de Sam) (pt: Verão Escaldante) é um filme estadunidense de 1999 do gênero drama dirigido por Spike Lee. Roteiro do diretor, junto com Victor Colicchio e Michael Imperioli. Baseado na história real do serial killer David Berkowitz conhecido como o "Filho de Sam".

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Durante o verão americano de 1977, um grupo de pessoas conhecidas entre si e que moravam no Bronx de Nova Iorque vivenciaram diversas situações-limite sob o impacto dos vários crimes cometidos nos arredores pelo maníaco sanguinário então à solta e que se autodenominava "Filho de Sam" (David Berkowitz).

Conforme a narrativa, pelas descrições das vítimas sobreviventes a comunidade ítalo-americana do bairro sabe que o criminoso é um deles. Um grupo de pequenos mafiosos-traficantes que trabalham para o chefão Luigi resolve vigiar os "suspeitos" da vizinhança a partir de uma lista preparada por eles. Desconfiam sobretudo de Ritchie, um entusiasta do movimento "punk" e que assusta a todos quando aparece com suas roupas exóticas e seu cabelo moicano. Ritchie leva uma vida secreta, dançando em bares noturnos de má fama, para conseguir ganhar dinheiro e manter a sua banda. Esse segredo aumenta as desconfianças dos mafiosos, que acham que ele entrou para alguma "seita satânica". O melhor amigo de Ritchie é Vinny, uma cabeleireiro promíscuo e que não consegue viver bem com sua esposa, a insegura e trabalhadora Dionna. Vinny tem a lealdade a seu amigo colocada à prova quando os mafiosos pedem sua ajuda para prepararem uma armadilha e "assustarem" Ritchie.

Elenco Principal[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]