Tomohiro Hatta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tomohiro Hatta (nascido em 1986) é um pianista japonês.


Nascido em 1986, Tomohiro Hatta começou os seus estudos musicais aos 5 anos de idade com M. Endo.

Em Setembro de 2005 ruma a Paris e continua o seu percurso musical na École Normale de Musique de Paris.

Em 2006, o pianista obtém o Diplôme d'Exécution de piano na École Normale de Musique de Paris, por unanimidade e felicitações do júri, e um ano mais tarde, em junho de 2007, o Diplôme Supérieur d'Exécution na École Normale de Musique de Paris.

Em 2008, Tomohiro Hatta entra para o Conservatoire National de Région de Paris (Conservatoire à Rayonnement Région de Paris), na classe do prestigiado professor Billy Eidi, e termina três anos mais tarde com a mais elevada classificação, “à l’unanimité du jury”. O pianista obteveve recentemente de Aperfeiçoamento em Musica de Câmara, pelo Conservatorio de Musica de Genevilliers. Actualmente frequenta o ultimo ano de mestrado na ESART, sob a orientação de Paulo Álvares.O pianista completa a sua formação com Paul Badura-Skoda, Caio Pagano, Sergei Markarov, France Clidat, entre outros.

Em 2003, Tomohiro Hatta tocou na prestigiada sala Dvorak Rudolfinum, e um ano depois foi convidado para tocar o 3º Concerto para Piano e Orquestra de L.V. Beethoven com a Orquestra Klassika de São Petersburgo. Tomohiro Hatta é terceiro prémio no Concurso Internacional de Piano Rudolf Firkusny (Praga, República Checa), e Prémio Smetana. Em 2006, sendo o mais jovem candidato, foi semifinalista no Concurso Internacional de Música da cidade do Porto (Portugal), e venceu o terceiro prémio no Concurso Internacional de Piano Son Altesse Royale La Princesse Lalla Meryem (Marrocos). Neste último concurso recebeu também Prémio Especial da Embaixada da França, Prémio Especial da Embaixada da Rússia e o Prémio Especial da Delegação da Cultura. Em 2009, Tomohiro Hatta foi semifinalista do prestigiado concurso Long-Thibaud (Paris), e um ano depois recebeu o Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Piano Maria Campina (Portugal), e Segundo Prémio no Concurso Internacional de Alexander Scriabin . Recentemente, em Novembro de 2013, Tomohiro Hatta venceu o COncurso Internacional de Piano da cidade de Istambul, cuja Gala foi transmitida em directo pela Televisão Nacional da Turquia. No programa de concurso do pianista constou musica de origem francesa, turca, russa e portuguesa.

Ao longo da sua carreira, Tomohiro Hatta participou nos concertos "Midi et demi”, e “Animato” da Salle Cortot. Tocou no Automobile Clube de Paris, Cathédrale Sainte Croix des Arméniens, Tacoignières, Château de Marsalin (Eure-et-Loir) , 25º Festival Chopin à Paris (Bagatelle), Centre Culturel Franco-Japonais (Paris), Hotel d'Invalides Paris), 11º Festival “Carré d'As Jeunes Talents” (Dreux), Embaixada de Portugal em Paris, e tocou com Christophe Boulier (violinista vencedor do concurso Long-Thibaud) em Paris e Mezin. A 30 de Dezembro de 2009, em Lisboa, deu início às festividades do 200º Aniversário de F. Chopin em direto para a rádio portuguesa, RDP-Antena2. Em 2010, Tomohiro Hatta tocou no 12º Festival “Carré d'As Jeunes Talents” e na série de concertos da Salle Pleyel “Bon anniversaire Monsieur Chopin” , transmitida pela televisão France 3.

Atualmente, e a par da sua carreira como solista, Tomohiro HATTA atua em duo (duo Musicorba) com o pianista português Ricardo Vieira. Duo este, que tem recebido as mais elevadas criticas e atenção da imprensa internacional.

Tomohiro Hatta foi recentemente convidado a orientar a classe de piano do Conservatório Internacional de Musica de Paris, e nos Conservatórios de Música de Coudray-Montceaux e de Vauréal, em França.


Albuns[editar | editar código-fonte]

Tomohiro Hatta lançará o seu primeiro CD no proximo ano, 2014.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]