Dióscoro II de Alexandria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dióscoro II de Alexandria, dito o Jovem, (m. 511[1] ou 517[2]) foi um papa copta e um Patriarca de Alexandria de 511[1] ou 516[2] até a sua morte, um ano depois. Assim como seus antecessores, era um miafisista.

Assim que assumiu a Igreja de Alexandria, Dióscoro escreveu para o grande defensor do miafisismo em Antioquia, Severo de Antioquia, reafirmando a sua interpretação sobre as naturezas (divina e humana) de Jesus Cristo. Ele afirmou que o Verbo de Deus foi encarnado em um corpo humano perfeito em tudo e unido com ele e se tornou um Filho, um Cristo, um Deus, em unidade inseparável, e que a Trindade é uma antes e que nenhuma adição se deu n'Ele pela encarnação.

Referências

  1. a b «The Departure of St. Dioscorus II 31st Pope of Alexandria.» (em inglês). Coptic Church. Consultado em 1 de março de 2011 
  2. a b «Dioscorus II the Younger (516–517)» (em inglês). Site oficial do Patriarcado Ortodoxo Grego de Alexandria e toda a África. Consultado em 1 de março de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Dióscoro II de Alexandria
(516 - 517 (gregos)
? - 511 (coptas))
Precedido por:
Lista dos patriarcas / papas de Alexandria
Sucedido por:
João II (III) 31.º Timóteo III (IV)


Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.