Excalibur (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Excalibur
 Estados Unidos /  Reino Unido
1981 •  cor technicolor •  140 min 
Género fantasia (gênero), aventura (gênero)
Direção John Boorman
Produção John Boorman
Roteiro Thomas Malory
Rospo Pallenberg
Elenco Nigel Terry
Helen Mirren
Gabriel Byrne
Música Trevor Jones, Richard Wagner
Cinematografia Alex Thomson
Edição John Merritt
Idioma inglês

Excalibur é um filme norte-americano de 1981, dirigido por John Boorman baseado nos textos de Thomas Malory e roteiro de Rospo Pallenberg. O filme é baseado na lenda inglesa do rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, escrita por Sir Thomas Malory, mais especificamente sobre a espada do rei, a Excalibur.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Durante a era medieval, o rei Uther Pendragon recebe do mago Merlin a mística espada Excalibur. Uther se apaixona por Igrayne, esposa de um dos seus aliados (Titangel), e é auxiliado por Merlin para possuí-la. Em troca, Merlin exige a criança, fruto desse relacionamento, seja entregue a ele quando nascer. Após varios conflitos, Uther é ferido mortalmente, e antes de falecer enterra a espada em uma pedra, deixando a Inglaterra sem um rei. Apenas quem retirar a espada da pedra poderá se tornar o novo rei.

Com a Inglaterra dividida pela ausência de um rei, vários nobres disputam a posse da espada, mas apenas o jovem Arthur, filho de Uther, auxiliado por Merlin, consegue retirá-la.

Entre vários feitos, Arthur unifica o Reino da Inglaterra, cria a Tavóla Redonda, unindo os mais nobres cavaleiros com um rígido código de conduta e constrói a cidade de Camelot.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.