Viburnum tinus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaViburnum tinus
folhado
Viburnum tinus.
Viburnum tinus.
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Dipsacales
Família: Adoxaceae
Género: Viburnum
Espécie: V. tinus
Nome binomial
Viburnum tinus
L.
Espécie
Viburnum tinus L.
Viburnum tinus - MHNT

Viburnum tinus é uma espécie do gênero botânico Viburnum, da família das Adoxaceae, nativo das regiões do Mediterrâneo e Macaronésia. A espécie é conhecida pelo nome comum de folhado ou folhado-comum, sendo encontrado em matas, matagais e floresta ripícolo mataso ripícolas. Bastante comum em Portugal, crescendo espontaneamente em regiões húmidas como na Serra de Sintra e Parque de Monsanto, em Lisboa.

Descrição[editar | editar código-fonte]

É um arbusto, raramente uma pequena árvore, que pode alcançar de 2 a 7 m de altura, com uma copa densa e arredondada. Folhas perenes que podem persistir de 2 a três anos, distribuidos em pares opostos, com 4 a 10 cm de largura e e 2 a 4 cm de comprimento com bordas inteiras. As flores são brancas produzindo uma densa cimeira com 5 a 10 cm de diâmetro no inverno. O fruto é uma drupa de coloração azul escuro a preto com 5 a 7 mm de comprimento.

Existem três subespécies:

  • Viburnum tinus subsp. tinus. Região do Mediterrâneo.
  • Viburnum tinus subsp. rigidum (sin. V. rigidum). Ilhas Canárias.
  • V. tinus subsp. subcordatum. Açores.

Por ser um arbusto sempreverde que floresce no inverno é cultivado extensivamente na Europa ocidental e norte da América do Norte como planta ornamental.

Habitat e ecologia: em bosques perenifólios ou galerias ribeirinhas. Ocorre, normalmente, em altitudes baixas, embora tolere temperaturas até -10°C. Prospera tanto em locais sombrios como de plena luz. Tanto se dá em solos ácidos como básicos e requer alguma humidade. Tem um crescimento rápido em jovem, abrandando com a idade. É bastante tolerante à poda, regenerando rapidamente, mesmo dos ramos velhos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Viburnum tinus
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Viburnum tinus
Ícone de esboço Este artigo sobre asterídeas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.