Mamilo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mamilo

Mamilos de uma lactante

Mamilo de um Homem Adulto
Identificadores
Latim Papilla mammaria

Mamilo (do latim mamilla) compreende a junção dos dutos mamários, a abertura para saída do leite e a aréola, parte mais escura ao redor da abertura.[1]

A aparência dos mamilos está relacionada a vários fatores com a cor da pele, tamanho das mamas, taxa de gordura, exposição ao Sol, estado emocional, sensação de frio, idade, fase de amamentação (lactação).

Uma das formas de se descobrir algum sintoma de câncer da mama é fazer o autoexame, apalpando-se os mamilos. Aperte suavemente o mamilo de cada mama, com os dedos polegar e indicador. O aparecimento de secreção abundante ou sanguinolenta deverá ser relatado imediatamente a um médico.

Os médicos alertam o perigo de se furar os mamilos para colocar piercing. Trata-se de uma área muito sensível, podendo causar problemas futuros, principalmente na época da amamentação. O sucesso de um piercing no mamilo obriga a alguns cuidados com a operação: piercings de material biocompatível (Ouro, PTFE, titânio e nunca aço dito cirúrgico), nunca limpar com água e sal como recomendam alguns "piercers" (Uma solução tipo Rinomer ou Cetrimide e Chlorhexidine é muito mais aconselhável) e contar com um tempo de cicatrização nunca inferior a qualquer período entre 9 e 12 meses. Desse modo é possível ter piercings nos mamilos sem maiores complicações.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Mamilo

Referências

  1. «nipple». Consultado em 4 de agosto de 2017 – via The Free Dictionary