Masoquismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Masoquismo é uma tendência ou prática parafílica, pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente. Em um sentido extenso pode-se considerar como masoquismo também a forma de prazer com a humilhação verbal.[carece de fontes?]

O termo masoquismo deriva do escritor austríaco Leopold von Sacher-Masoch.[1][2][3]

O masoquismo é uma tendência oposta e complementar ao sadismo. Uma relação em que as duas tendências se complementam é denominada sadomasoquista.

A denominação 'masoquismo' define o prazer relacionado com o desejo em nível psíquico, cuja dor pode ter relação com dor corporal, mediante a humilhação e a dominação; o termo foi descrito pelo médico alemão Krafft Ebing. Entretanto, verifica-se que em muitos casos o prazer não advém exatamente da sensação corpórea de dor, mas sim de uma situação de inferioridade perante um parceiro sexual.

Atualmente o masoquismo está incorporado às subculturas SM e BDSM, como uma forma de expressão sócio-sexual coletiva ou individual.

Referências

  1. How Stuff Works. «O que é masoquismo». Consultado em 20 de julho de 2013 
  2. Juris Way (13 de fevereiro de 2011). «O MASOQUISMO E O SADISMO DE CADA UM». Consultado em 20 de julho de 2013 
  3. Sexualidade & Vida. «Masoquismo». Consultado em 20 de julho de 2013 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Masoquismo
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.