Nata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Nata (desambiguação).
Leite fresco com a nata separada no topo

A nata (português europeu ou brasileiro) ou creme de leite (português brasileiro) é a gordura do leite, um tipo de laticínio muito utilizado em culinária e confeitaria e também como principal ingrediente da manteiga.[1]

No leite fresco em repouso, a porção gorda, que é menos densa que a água, forma uma camada de nata à superfície, que pode ser removida para uso posterior; esta nata tem apenas 30% da gordura do leite. Nos países industrializados, no entanto, a nata é extraída do leite por centrifugação e depois tratada termicamente para se conservar mais tempo. As formas de tratamento térmico incluem a pasteurização, a esterilização e o UHT.

A nata pode ser utilizada batendo-a com açúcar muito fino para formar o creme chantili. Outra forma usual é adicionar nata a um molho de cozinhar carne, como no bife à Marrare ou então junto com cogumelos, no estrogonofe.

A nata pode também ser fermentada para formar o crème fraîche e a nata azeda ou ácida ou creme azedo (sour cream), utilizado em algumas comidas dos Estados Unidos e também no borsch e nos pelménie da culinária da Rússia, Ucrânia e noutros países da Europa de Leste.

Produtos derivados da nata[editar | editar código-fonte]

Produtos derivados do leite

Existem muitos produtos diferentes derivados da nata fresca; esses produtos distinguem-se pela consistência, pelo teor em gordura e pelo tipo de tratamento a que foram submetidos antes de serem consumidos. Os critérios para classificar os diferentes produtos dependem das regulamentações oficiais de cada país ou região.[1]

Os franceses distinguem “crème” de “crème légère” (o equivalente a “light” ou “magra”) segundo o teor em gordura: a “verdadeira nata” contém 30-40% de gordura, enquanto que a “légère” contém um mínimo de 12%. A “crème crue” (nata fresca ou creme de leite fresco) é o que não passou por nenhum tratamento, a não ser ter sido recuperado dum leite fresco e contém, no Brasil, cerca de 35% de gordura, embora não seja normalmente comercializada antes de ser, no mínimo, pasteurizada.[2]

Além destes produtos, há também o creme azedo e o crème fraîche, fermentados com bactérias láticas; as natas batidas com ou sem açúcar e aromatizantes (neste caso, podem ser consideradas substitutos do “crème Chantilly”, ou creme chantili), e o “buttermilk” ou leitelho, que é um subproduto da transformação da nata em manteiga.

No Brasil, embora o creme de leite (teor de gordura médio de 20%) seja o produto da gordura do leite mais consumido no país, há também, sobretudo nos estados do sul, a comercialização de um produto lácteo denominado nata, de alto teor de gordura, em geral vendido em estado sólido e refrigerado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Nata