Pré-adolescência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pré-adolescente)

Pré-adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano, caracterizada por anteceder a entrada na adolescência.[1] Comumente termina com o início da puberdade,[2] mas também pode ser definida como a fase final desse período e o início da adolescência.[3] Definições de dicionário geralmente designam como a faixa dos 10 a 13 anos.[4] Essa fase pode trazer mudanças físicas e ansiedade.

Nesse período da vida as crianças passam a ter mais responsabilidades (deveres), ao mesmo tempo em que passam a querer e exigir mais respeito de outras pessoas - particularmente dos adultos. A criança nesta faixa etária passa a compreender mais a sociedade, ordens sociais e grupos, o que torna esta faixa etária uma área instável de desenvolvimento psicológico. Porém, alguns grupos de pessoas não aceitam essa classificação, colocando o pré-adolescente já como um adolescente.

A participação num grupo de amigos que possuem gostos em comum passa a ser de maior importância para a criança, onde o modelo dado pelos amigos começa a obscurecer o modelo dado pelos pais. Começam as preocupações como a expectativa de serem aceitos por um grupo, ou certas diferenças em relação a outras crianças da mesma faixa etária se agravam aqui, e são um aspecto de maior importância na adolescência. Muitas vezes pré-adolescentes sentem-se rejeitados pela sociedade, podendo desencadear problemas psicológicos tais como depressão ou anorexia, por exemplo.[carece de fontes?]

A pré-adolescência é marcada pelo início de intensas transformações físicas que transformam a criança em um adulto; é o início da puberdade, marcada principalmente pelo aumento do ritmo de crescimento corporal e pelo amadurecimento dos órgãos sexuais.

A puberdade para as meninas chega entre o 10º e o 12º ano de vida, onde os primeiros pelos pubianos e nas axilas aparecem, vem a primeira menstruação, os seios começam a crescer. Neste período, as meninas passam, em média, a ser mais altas e mais pesadas que os meninos, onde a puberdade ainda não começou. A maturação dos órgãos sexuais inicia-se geralmente depois, no 10º ao 14º ano de vida. Somente mais tarde, no 12º ao 14º anos de vida, a puberdade começa para os meninos, começo de um alto crescimento físico (em altura, peso e força muscular), crescimento de pelos pubianos e nas axilas e engrossamento do timbre de voz. Com o pico do crescimento físico da maioria das meninas já havendo terminado, os meninos passam à frente das meninas, definitivamente, em peso, altura e força muscular. A maturação dos órgãos sexuais dá-se geralmente depois, no 13º ao 15º ano de vida. Apesar de na idade cronológica, a pré-adolescência, em média, começa entre os 10 e os 13 anos e termina no aniversário de 15 anos, quando uma pessoa vira adolescente.

Referências

  1. New Oxford American Dictionary. 2nd Edition. 2005. Oxford University Press.
  2. Frank D. Cox, Kevin Demmitt (2013). Human Intimacy: Marriage, the Family, and Its Meaning. [S.l.]: Cengage Learning. p. 76. ISBN 1285633040. Consultado em 25 de fevereiro de 2017 
  3. «Puberty and adolescence». MedlinePlus. Consultado em 22 de julho de 2014. Cópia arquivada em 3 de abril de 2013 
  4. Dictionary.com. «preadolescence». Consultado em 5 de julho de 2009. Cópia arquivada em 26 de fevereiro de 2020