Tartarugas Ninja

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Tartarugas Ninjas)
 Nota: "Teenage Mutant Ninja Turtles" redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Teenage Mutant Ninja Turtles (desambiguação).
Tartarugas Ninja

As Tartarugas Ninja, com seus designs do filme de 2007. No sentido horário: Michelangelo, Raphael, Donatello e Leonardo.
Informações gerais
Primeira aparição Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (maio de 1984)
Criado por Kevin Eastman
Peter Laird
Editora Mirage Studios
Informações profissionais
Membro de Leonardo
Raphael
Donatello
Michelangelo
Base de operações Manhattan

As Tartarugas Ninja (Teenage Mutant Ninja Turtles, abreviado como TMNT) são quatro tartarugas antropomórficas batizadas com o nome de artistas italianos do Renascimento e treinadas na arte do ninjutsu por um rato sensei antropomórfico chamado Splinter. A partir da sua casa, os esgotos de Nova Iorque, batalham contra criminosos, senhores demoníacos, criaturas mutantes e alienígenas invasores, enquanto tentam permanecer escondidos da sociedade.[1] Num ou noutro ponto e em quase todas as histórias TMNT, o Destruidor, líder do grupo malfeitor Clã do Pé, é o arqui-inimigo de Splinter e das Tartarugas Ninja.

Criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, a sua primeira aparição foi em 1984 na revista Teenage Mutant Ninja Turtles #1, publicada pela Mirage Comics. Mais tarde, as Tartarugas Ninja foram para séries animadas de televisão, filmes, videojogos, brinquedos e muitos outros produtos.[2][3] Durante o pico da popularidade da franquia, entre o final da década de 1980 e início de 1990, ganharam fama e sucesso a nível mundial.

Atualmente, a franquia pertence a Nickelodeon, empresa do grupo ViacomCBS.

Personagens principais[editar | editar código-fonte]

  • Leonardo é o líder tático, corajoso e dedicado, cujo nome deriva do polímata Leonardo da Vinci. Usa uma máscara azul e detém duas espadas longas — katanas e ninja-tōs unidas. Muitas vezes, ele carrega o peso da responsabilidade por seus irmãos, o que geralmente o leva a brigar com Raphael.
  • Donatello é o gênio tecnológico com uma máscara roxa e um que foi nomeado em homenagem ao escultor Donatello. É, talvez, a Tartaruga Ninja menos violenta, preferindo usar seu conhecimento para resolver os conflitos, mas sem hesitar em defender seus irmãos.
  • Raphael é o bad boy com uma máscara vermelha e um par de sai que foi nomeado em homenagem ao pintor e arquiteto Rafael. É forte e tem uma natureza agressiva, raramente hesitando em desferir o primeiro golpe. Sua personalidade pode ser feroz e sarcástica, proporcionando o humor sem expressão.
  • Michelangelo é um brincalhão de espírito livre fácil de lidar. Ele usa uma máscara laranja e empunha um par de nunchaku. É o mais imaturo e fornece o alívio cômico, tendo um lado aventureiro juntamente com um amor por pizza. Seu nome deriva do pintor, escultor, arquiteto, poeta e engenheiro Michelangelo.
  • April O'Neil - A corajosa companhia humana das Tartarugas, que embarca em muitas de suas aventuras e as ajuda fazendo o trabalho "público" que as Tartarugas não podem. Nos quadrinhos originais e o desenho de 2003, ela era assistente de laboratório do cientista louco Baxter Stockman antes de ser salva pelas Tartarugas. Na série de TV de 1987 , série de quadrinhos da Archie Comics, e na maioria dos filmes, April era uma repórter de televisão. No filme animado de 2007, ela e Casey Jones trabalham para uma empresa de transporte. Na série de TV de 2012 , April é uma adolescente que é resgatada pelas Tartarugas e mais tarde são lhe ensinados alguns cursos intensivos para ser um ninja, por Splinter.
  • Casey Jones - Um vigilante que usa uma máscara de hóquei para proteger sua identidade, Casey Jones se tornou um dos aliados mais próximos das tartarugas, bem como um interesse amoroso para April. Casey encontrou pela primeira vez as Tartarugas depois de ter uma briga com Raphael. Ele combate o crime com uma variedade de artigos esportivos que ele carrega em um saco de golfe, tais como bastões de beisebol, tacos de golfe e tacos de hóquei. O desenho de 2018 tem uma versão feminina de Casey, onde o nome é apelido de Cassandra.
  • Mestre Splinter - O sensei das Tartarugas e pai adotivo, Splinter é um rato mutante japonês que aprendeu os caminhos do ninjutsu de seu dono e senhor, Hamato Yoshi. Na animações de 1987, 2012 e 2018, bem como os quadrinhos da Archie e IDW, Splinter é o próprio Yoshi, que se transformou em um rato humanóide pelo mesmo mutagênico que criou as tartarugas.
  • Destruidor - Alter-ego de Oroku Saki, um mestre do ninjitsu que é o arqui-inimigo das Tartarugas e em especial de Splinter, por ter sido rival e em várias interpretações da franquia matado Hamato Yoshi. Destruidor é líder de uma gangue de ninjas, o Foot Clan, e usa uma armadura equipada com espinhos para lutar.
  • Karai- Uma Kunoichi do Foot Clan, que geralmente tem alguma conexão com o Destruidor como sua filha adotiva ou neta biológica. Na maioria dos trabalhos, ela compartilha uma rivalidade ambígua com Leonardo, que de vez em quando até mesmo chega próxima das barreiras do interesse romântico.
  • Baxter Stockman - Um cientista louco mais conhecido por inventar os Mousers, robôs caçadores de ratos, que frequentemente se une ao Destruidor. Fora o desenho de 1987, onde é caucasiano, Baxter é negro na maioria das versões, incluindo o filme de 2016. No quadrinho original e o desenho de 2003, Baxter se torna um ciborgue, enquanto nos desenhos de 1987 e 2012, Stockman é transformado em um homem-mosca, em paródia a The Fly.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Capa de Teenage Mutant Ninja Turtles #1 (1984).
Arte por Kevin Eastman.

As Tartarugas foram criadas por Kevin Eastman e Peter Laird, após uma noite em que Eastman humorosamente desenhou uma tartaruga brandindo nunchakus. Logo desenvolveram o conceito como uma paródia às obras de Frank Miller: Demolidor e Ronin (que envolviam ninjas, samurais e ficção científica), aos Novos Mutantes da Marvel Comics (de onde veio a origem mutante) e também a um personagem chamado Cerebus. Usando fundos de um reembolso fiscal e um empréstimo do tio de Eastman, os dois fundaram a editora Mirage Studios e lançaram em maio de 1984 uma revista independente.[4] Apesar de visada como uma história única, a revista teve sua tiragem inicial de 3 mil exemplares esgotada, e as reimpressões tiveram o mesmo sucesso, e assim se tornou o primeiro número de um título fixo. Em 1986, quando a série já tinha rendido um role-playing game pela Palladium Books, uma série de miniaturas de chumbo pela Dark Horse Miniatures, e reimpressões coloridas das revistas originais, um agente de licenciamento se aproximou de Eastman e Laird para visar oportunidades comerciais. Uma pequena empresa de brinquedos da Califórnia, Playmate Toys, aceitou criar bonecos das Tartarugas, desde que também houvesse um desenho animado para tornar o conceito mais difundido para o público em geral. Eventualmente conseguiram a colaboração dos estúdios Murakami-Wolf para desenvolver uma animação, que teve inicialmente uma minissérie de cinco episódios em 1987 antes de uma temporada completa no ano seguinte, lançada junto dos brinquedos. As Tartarugas logo se tornaram um sucesso internacional, com o desenho durando até 1996, inspirando inúmeros produtos licenciados, e no meio-tempo as Tartarugas também foram adaptadas para o cinema com o filme As Tartarugas Ninja, de 1990, que rendeu duas continuações.[5]

Após o fim do desenho, a produtora Saban criou uma série televisiva com atores, Tartarugas Ninja: A Próxima Mutação, que durou só uma temporada. As Tartarugas se mantiveram inativas até 2003, quando o estúdio 4Kids fez uma parceria com a Mirage para criar uma nova animação, com um tom mais maduro e inspirado nos quadrinhos originais.

A Nickelodeon adquiriu a franquia em 2009,[6] e desde então criou dois desenhos, Teenage Mutant Ninja Turtles (2012–2017) e Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles (2018-2020). A Nick também produziu dois filmes com atores distribuídos pelo estúdio-irmão Paramount Pictures, e dois longas animados, um concluindo a história de Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles e a produção original Teenage Mutant Ninja Turtles: Mutant Mayhem.

Revistas em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, tiveram uma revista em quadrinhos lançada em 1984 pela Mirage Comics. Nela, as histórias eram mais violentas e adultas. Mas com o sucesso da série animada, começaram a ser criadas e lançadas revistas infanto-juvenis publicadas pela Archie Comics, que suavizaram o conteúdo. A franquia também teve tiras de jornal e mangás, em 1996, passaram a ser publicadas pela Image Comics, com histórias produzidas por Erik Larsen, criador do Savage Dragon, que também apareceu nas histórias. Com o lançamento da série de 2003, foi lançada uma série pela Dreamwave, escrita por Peter David.[7] Em 2011, a licença foi adquirida pela IDW Publishing.[2]

Em 2015, foi anunciado um crossover das Tartarugas com o Batman, publicado pela IDW e a DC Comics,[8] em 2017, foi anunciado outro crossover com o coelho Miyamoto Usagi das série Usagi Yojimbo e Stan Sakai, publicado pela IDW e pela Dark Horse.[9]

Desenhos animados[editar | editar código-fonte]

1987[editar | editar código-fonte]

O primeiro desenho das tartarugas foi ao ar em 1987, e ficou no ar por nove anos, até 1996 (foi o desenho de maior duração até ser superado por Os Simpsons). A animação, feita pela Murakami-Wolf-Swenson Productions, foi mais centrada no humor do que na violência, com adaptações como as cores nas bandanas das tartarugas (originalmente as 4 eram vermelhas; a alteração passou para todas as outras mídias), a origem de Splinter e a profissão de April O'Neil (de programadora para repórter), e adições como o vilão alienígena Krang e os capangas Bebop e Rocksteady.[4] O coelho Miyamoto Usagi, da série de quadrinhos Usagi Yojimbo de Stan Sakai faz uma participação na série.[10]

Anime[editar | editar código-fonte]

Em 1996, foi lançado no Japão o OVA Mutant Turtles: Superman Legend (ミュータントタートルズ 超人伝説編 Myūtanto Tātoruzu: Chōjin Densetsu-hen?) trazendo dois episódios de uma versão alternativa do grupo.[11]

2003[editar | editar código-fonte]

Um novo desenho começou a ser exibido em 2003, durando até 2009. Produzido pela Mirage Studios, 4Kids Entertainment (CW4Kids na última temporada), e o canal Fox, é mais violento e mais fiel aos quadrinhos, além de possuir uma trama mais complexa e designs diferentes para as quatro tartarugas.[7] No Brasil, foi exibido pela TV Globo e o canal Fox Kids/Jetix.

O telefilme Turtles Forever (2009) fechou o seriado de 2003 com uma história em que as Tartarugas de 1987 acabam no universo de 2003,[12] e elas tem de se unir após Ch'rell (o Destruidor de 2003) decidir destruir o multiverso invadindo o "universo original" - os quadrinhos da Mirage.

2012[editar | editar código-fonte]

A Nickelodeon adquiriu a franquia em 2009[6] e é responsável por um novo seriado, que estreou em 2012 e durou até 2017. Feito em animação por computador, possui um tom humorístico similar ao do desenho de 1987, mas ao mesmo tempo incorpora um pouco mais de ação e agressividade com algumas influências a animações japonesas.[13]

2018[editar | editar código-fonte]

A Nickelodeon estreou uma nova série animada em 2D, Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtles, em 2018. Na série ocorreram algumas mudanças na personalidade das tartarugas e de outros personagens, além de Raphael ser o líder da equipe.[14]

Live action[editar | editar código-fonte]

1997[editar | editar código-fonte]

Depois do primeiro desenho animado e dos três filmes das tartarugas, foi desenvolvido um seriado com atores. Produzido pela Saban, é o primeiro seriado das tartarugas ninjas com uma nova tartaruga, chamada Vênus de Milo. Além disso, depois da morte do Destruidor surge um novo vilão, Dragonlord. O seriado tem um estilo semelhante aos dos Power Rangers - inclusive tendo um crossover com Power Rangers in Space. Com baixa audiência, durou apenas uma temporada. O seriado foi exibido no Brasil pela TV Globo e pela Fox Kids (atual Disney XD).

Filmes[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Em 1985, a Palladium Games lançou um RPG de mesa.[18] A Konami produziu nas décadas de 1980 e 1990 Video games inspirados no desenho de 1987. O primeiro título foi lançado para o NES em 1989. No mesmo ano, fora lançado um fliperama, mais tarde lançado para o NES como Teenage Mutant Ninja Turtles II: The Arcade Game. Mais um jogo fora lançado para o NES, Teenage Mutant Ninja Turtles 3: The Manhattan Project (1991). O próximo jogo foi o fliperama Teenage Mutant Ninja Turtles: Turtles In Time (1991), mais tarde convertido para o Super NES e com uma versão para o Sega Mega Drive denominada Teenage Mutant Ninja Turtles: The Hyperstone Heist.

A medida que a popularidade das tartarugas baixava, a Konami lançou em 1993 Teenage Mutant Ninja Turtles: Tournament Fighters, jogo de luta baseado em Street Fighter.

A Konami também adquiriu os direitos do novo desenho, e passou a lançar novos jogos baseados neste, com jogabilidade igual à dos antigos. Porém estes são criticados por repetitividade e falta de desafio.[19]

Em 2006, a francesa Ubisoft garantiu os direitos para um jogo baseado no novo filme. Depois lançou Teenage Mutant Ninja Turtles: Smash-Up (2009), um jogo de luta no estilo Super Smash Bros., e um remake de Turtles In Time.

Em 2013, foi lançado pela Activision o jogo Teenage Mutant Ninja Turtles: Out Of The Shadows, baseado na série animada exibida pela Nickelodeon.

Em 2022, a Dotemu lançou Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge, um jogo inspirado nos dois arcades originais permitindo até seis jogadores simultâneos, já que além das Tartarugas tem April, Splinter e Casey como personagens jogáveis.[20]

As Tartarugas Ninja aparecem como personagens jogáveis no jogo de luta Injustice 2 da DC Comics como parte da DLC "Fighter Pack 3".[21]

Música[editar | editar código-fonte]

Entre 1990 e 1992, "Coming Out of Their Shells" , uma turnê musical com as Tartarugas formando uma banda (Donatello nos teclados, Leonardo no baixo, Raphael na bateria e saxofone, e Michelangelo na guitarra) e resgatando April do Destruidor circulou pelos Estados Unidos, começando pelo Radio City Music Hall em Nova York.[22] Um álbum com a trilha sonora foi lançado.[23]

No Brasil, o grupo infantil Trem da Alegria gravou uma canção intitulada "Tartaruga Ninja", em homenagem ao desenho animado, em seu álbum homônimo, lançado em 1991.[24] A música fez parte da turnê do grupo do mesmo ano[25] e foi cantada em programas de TV, como o Programa Silvio Santos, do SBT.[26]

Referências

  1. Braulio Lorentz (11 de agosto de 2014). «G1 já viu: 'Tartarugas Ninja' tem visual de game e se garante com nostalgia». G1. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
  2. a b Leonardo Porto Passos (29 de agosto de 2014). «Cowabunga! - As Tartarugas Ninjas». HQManiacs 
  3. Greenberg, Harvey R. (15 de abril de 1990). «Just How Powerful Are Those Turtles?». The New York Times. Consultado em 7 de agosto de 2010 
  4. a b Fabiano da Costa Höltz (26 de dezembro de 2006). «As Tartarugas Ninjas - Parte 1». HQManiacs 
  5. About the Creators
  6. a b Marcelo Hessel (22 de outubro de 2009). «Nickelodeon compra por 60 milhões de dólares os direitos das Tartarugas Ninja». Omelete. Consultado em 7 de dezembro de 2021 
  7. a b As Tartarugas Ninjas - Parte 2
  8. Comic-Con 2015: Batman e Tartarugas Ninja juntos... nos quadrinhos
  9. Stan Sakai Creates A New Teenage Mutant Ninja Turtles Crossover Comic With Usagi Yojimbo
  10. Cláudio Roberto Basílio (30 de outubro de 2006). «As Artes Marcias nas HQs - Parte 3». HQManiacs 
  11. TMNT Celebrates 25 Years, III - Peter Laird
  12. Tartarugas Ninja: trailer de Turtles Forever
  13. Review - DVD: Tartarugas Ninja - o surgimento das Tartarugas
  14. Nickelodeon anuncia série animada 2D, Rise of the Teenage Mutant Ninja Turtle
  15. IMDb, IMDb. «Turtles Forever». IMDb. Consultado em 20 de Maio de 2017 
  16. CInema, Adoro. «As tartarugas ninjas». Adoro Cinema. Consultado em 22 de Agosto de 2014 
  17. Batman/Tartarugas Ninja - Crossover ganhará filme animado
  18. Uma Breve História do Jogo: Super-Heróis, Parte 1
  19. «Jogos UOL». Universo Online. Jogos.uol.com.br 
  20. Grubb, Jeff (10 de março de 2021). «Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge continues the beat-'em-up renaissance». VentureBeat. Consultado em 4 de maio de 2021 
  21. Tartarugas Ninja serão lutadores em "Injustice 2"
  22. Pareles, Jon (28 de setembro de 1990). «Review/Music; After the Hype, an Elaborate High-Tech Show for the Ninja Turtles Set». The New York Times. Consultado em 9 de novembro de 2010. Cópia arquivada em 14 de junho de 2022 
  23. Teenage Mutant Ninja Turtles – Coming Out Of Their Shells
  24. (1991) Créditos do álbum Trem da Alegria por Trem da Alegria [LP]. Brasil: RCA Victor (140.0073).
  25. «Sem sair dos trilhos». Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. 9 de agosto de 1991. Consultado em 27 de março de 2020 
  26. «Destaque na programação: Ainda hoje na TV». Jornal do Commercio. Amazonas. 1 de dezembro de 1991. Consultado em 27 de março de 2020 
Bibliografia

Diego Bassinello (junho–julho de 2007). «Cowabunga!». Editora Europa. Mundo dos Super-Heróis (5). ISSN 1980-5233 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tartarugas Ninja
Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Tartarugas Ninjas