Representação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A representatividade refere-se à importância e valor de ter indivíduos ou grupos que compartilham características, experiências ou identidades específicas em posições de destaque ou influência em diversas áreas da sociedade, como política, mídia, cultura, negócios e outros.

A representatividade é essencial para garantir que todas as vozes e perspectivas sejam ouvidas e consideradas. Quando diferentes grupos são representados de forma justa e inclusiva, isso pode ajudar a combater estereótipos, preconceitos e desigualdades, além de promover um senso de pertencimento e empoderamento para as pessoas que se veem representadas.

Por exemplo, a representatividade pode significar a inclusão de pessoas de diferentes etnias, culturas, gêneros, orientações sexuais, habilidades físicas ou mentais, origens socioeconômicas e muito mais. Ao garantir que esses grupos estejam representados em posições de poder, liderança e visibilidade, podemos avançar em direção a uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva.

A representatividade é importante não apenas em níveis individuais, mas também para a construção de uma sociedade que respeita e valoriza a diversidade, criando oportunidades iguais para todos.



Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete representação.

Representação pode referir-se a:

Arte[editar | editar código-fonte]

Ciências e tecnologia[editar | editar código-fonte]

Outros usos[editar | editar código-fonte]

Ver também