Íbis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Íbis (desambiguação).
Como ler uma infocaixa de taxonomiaThreskiornithinae

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Ciconiiformes
Família: Threskiornithidae
Subfamília: Threskiornithinae
Géneros
Ver texto
Wikispecies
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Íbis

Threskiornithinae é uma subfamília de aves ciconiformes que inclui aves conhecidas como íbis, curicaca ou tresquiórnis, sendo que as espécies brasileiras têm nomes locais muito variados.

Os íbis são aves pernaltas com pescoço longo e bico comprido e encurvado para baixo. São na maioria dos casos animais gregários, que vivem e se alimentam em grupo. Vivem em zonas costeiras ou perto de água, ricas nos seus alimentos preferenciais: crustáceos e moluscos. O grupo está distribuído pelas regiões quentes de todos os continentes.

De acordo com a tradição popular em alguns países, o íbis é a última ave a desaparecer antes de um furacão e a primeira a surgir depois da tempestade passar. No Egito Antigo, o íbis era objeto de veneração religiosa e associado ao deus Thoth.

O íbis foi citado na Bíblia Católica e na Nova Tradução na Linguagem de Hoje no Livro de Jó como sendo uma ave que anuncia as enchentes do Rio Nilo.

"Quem deu sabedoria às aves, como o íbis, que anuncia as enchentes do rio Nilo, ou como o galo, que canta antes da chuva?"

Livro de Jó 38:36

Géneros e espécies

Nota: A lista de espécies não é exaustiva.

Ver também