Žilina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo time de futebol da cidade, veja MŠK Žilina.
Žilina
Žilina

Brasão

Bandeira
País Eslováquia
Região Žilina
Distrito Žilina
População 85 425 habitantes
Densidade 1067 hab/km²
Censo 2005
Área 80,03 km²
Altitude 342 metros
Latitude 49°13′22″N
Longitude 18°44′24″E

Žilina (em húngaro: Zsolna, em alemão: Sillein, em polonês/polaco: Żylina) é uma cidade do norte da Eslováquia, capital do distrito de Žilina, região de Žilina.

A cidade encontra-se entre as maiores do seu país, sendo considerada a terceira cidade do país em população. Nela fica a sede da Universidade de Žilina, com mais de 7000 alunos espalhados pelas suas várias faculdades.

Geologia[editar | editar código-fonte]

Encontra-se envolta por um grupo de montanhas, tornando-se a prática de esqui e outros desportos de neve comum nas imediações da cidade. A Bacia de Žilina é cercada pelas serras do Malá Fatra (Fatra Lesser), Strazovske vrchy (Strážov Hills), Súľovské vrchy (Sulov Hills), Javorníky e Kysucká Vrchovina (Kysuce Highlands).

Esporte[editar | editar código-fonte]

Na vertente desportiva destaque ainda para o seu clube de futebol MŠK Žilina, que logrou uma presença na extinta Taça UEFA (agora Liga Europa) na sua edição de 2008/2009 e outra na época 2010/2011 na UEFA Champions League.

A cidade dispõe de vários espaços de lazer e diversão noturna, principalmente na sua principal rua, a (Rua Marianske naméstie).

Geografia[editar | editar código-fonte]

O clima é temperado continental, predominando verões relativamente quentes (com temperaturas por vezes superiores a 30º c) enquanto que os seus invernos são frios, sendo frequente a queda de neve, por vezes durante semanas seguidas. Žilina é um centro natural do noroeste da Eslováquia e com uma população de 84 604 habitantes (em 31 de Dezembro de 2010) formada por uma área de 80,03 km², é uma das maiores cidades da Eslováquia. Sua localização geográfica é 49 ° 15 'de latitude norte e 18 ° 45' de longitude leste e que se situa a uma altitude de 333 metros acima do nível do mar. Žilina está a 200 km da capital do país, Bratislava. Žilina está localizado no Vale do Rio Váh, na Bacia de Žilina, na confluência do Rio Váh com seus afluentes Rio Kysuca e Rio Rajčanka. O Rio Váh possui 16 usinas hidroelétricas, cuja construção começou na década de 1930. Além de Žilina, o rio atravessa várias outras cidades como: Liptovský Hrádok, Liptovský Mikuláš, Ružomberok, Vrútky, Bytča, Považská Bystrica, Púchov, Ilava, Dubnica nad Váhom, Nemšová, Trenčín, Nové Mesto nad Váhom, Piešťany, Hlohovec, Sereď, Šaľa, Kolárovo e Komárno.

Žilina é um centro importante, tanto na política, na cultura, no Esporte como na saúde pública. É a sede da nova Diocese Žilina, importante centro de negócios e portão de entrada turística na Região de Žilina. É sede das autoridades da Região Autônoma de Žilina, uma das oito regiões da Eslováquia, com uma área de 6.788 km² e com 697 502 habitantes (como em 31 de Dezembro de 2009).

Infra-Estrutura[editar | editar código-fonte]

A cidade possui uma central de autocarros (ônibus) e de comboios (trem), com ligações regulares, tanto nocturnas como diurnas a vários pontos do país. A ligação à capital Bratislava demora, por via férrea, menos de 2 horas e 30 minutos. A ligação à segunda cidade do País, Kosice, junto às fronteiras com a Hungria e com a Ucrânia, leva pela mesma via pouco mais de 3 horas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Eslováquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.