Saltar para o conteúdo

Astérix nos Jogos Olímpicos (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura o livro com o mesmo nome, veja Astérix nos Jogos Olímpicos.
Astérix aux Jeux Olympiques
Astérix nos Jogos Olímpicos (PRT)
Asterix nos Jogos Olímpicos (BRA)
Astérix nos Jogos Olímpicos (filme)
 França ·  Dinamarca ·
 Alemanha · Espanha ·
 Itália ·  Bélgica
2008 •  cor •  116 min 
Género comédia
aventura
Direção Frédéric Forestier
Thomas Langmann
Produção Jérôme Seydoux
Thomas Langmann

Claude Berri

Roteiro Thomas Langmann
Olivier Dazat
Alexandre Charlot
Franck Magnier
Baseado em Astérix aux jeux olympiques, de René Goscinny e Albert Uderzo
Elenco Clovis Cornillac
Gérard Depardieu
Benoît Poelvoorde
Alain Delon
Vanessa Hessler
Jean-Pierre Cassel
Música Frédéric Talgorn
Distribuição Pathé (França, Suíça e Reino Unido)
Constantin Film (Alemanha e Áustria)[1]
Tripictures (Espanha)
Warner Bros. Pictures (Itália)[1]
Alternative Films (Bélgica)[1]
Idioma francês
Cronologia
Asterix e Obelix - Missão Cleópatra
Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade

Astérix nos Jogos Olímpicos[2][3] (em francês: Astérix aux jeux olympiques) (em inglês: Asterix at the Olympic Games) é o terceiro filme em live-action baseado na série de banda desenhada franco-belga Astérix, lançado em 2008, com base no livro de mesmo nome. O filme conta com as aparições especiais de diversos atletas dos esporte, tais como Michael Schumacher, Jean Todt, Zinedine Zidane, Tony Parker e Amélie Mauresmo.

As filmagens ocorreram ao longo do ano de 2006, em Alicante, na Espanha, e duraram seis meses. Na época de seu lançamento, era o filme francês - e não americano - mais caro de todos os tempos. O filme foi recebido negativamente pela crítica, mas teve um bom desempenho em várias bilheterias europeias, como na Polônia, Espanha e França.

O filme segue o enredo do livro, contando como os gauleses decidiram participar dos Jogos Olímpicos, evento exclusivo à participação de gregos e romanos. No entanto, como chegam à conclusão de que a Gália faz parte do Império Romano, os gauleses tem o direito de participar dos jogos.

Asterix e Obelix devem ganhar a competição para ajudar o amigo Apaixonadix a se casar com a Princesa Irina. Durante os jogos, surge a suspeita de que os gauleses estejam utilizando a poção mágica. Então, para evitarem represálias, Obelix fica impedido de participar, ficando Asterix como único participante galo-romano. No entanto, o romano Brutus decide usar todos os truques para ter seu próprio time, vencer o jogo e se livrar do pai Júlio César no processo.

A história de amor entre Apaixonadix e Irina não apareceu na história original. Brutus, retratado aqui como um vilão cômico sem relação com suas representações nos quadrinhos de Asterix, é o principal antagonista, embora não tenha sido apresentado como um personagem da história em quadrinhos original.

Aparições especiais

[editar | editar código-fonte]
  • Há uma participação especial de Adriana Karembeu interpretando a Sra. Geriatrix, enquanto Jamel Debbouze reprisa seu papel como Numerobis. O astro da comédia alemã e diretor Michael Bully Herbig aparece como um soldado romano mudo. O ator de comédia italiano Enrico Brignano também aparece, interpretando um repórter.
  • O filme contou as participações especiais de várias estrelas do esporte, como Michael Schumacher (Schaumacher), Jean Todt (Chefe de Schaumacher), Zinedine Zidane (Numerodix), Tony Parker (Tony Parkus) e Amélie Mauresmo (Amelix).

As filmagens ocorreram em Alicante (incluindo o estúdio Ciudad de la Luz), Espanha e durou seis meses.studio),[4]

Jean-Claude Van Damme chegou a ser confirmado no elenco para interpretar o atleta romano Claudius Cornedurus, mas o papel acabou ficando com o lutador Jérôme Le Banner.

A modelo brasileira Gisele Bündchen foi convidada para interpretar a Princesa Irina[5], enquanto a atriz Aishwarya Rai também chegou a ser confirmada no elenco.

O filme arrecadou US$ 23,4 milhões na França em seu fim de semana de estreia, o que representou mais de 60% de seu faturamento em 19 territórios em que o filme foi lançado. O Box Office Mojo estimou US$ 38,7 milhões arrecadados dentro de uma semana após seu lançamento.[6]

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «Asterix at the Olympic Games (2006)». UniFrance. Consultado em 1 de agosto de 2021 
  2. Astérix nos Jogos Olímpicos no AdoroCinema
  3. «Astérix nos Jogos Olímpicos». no CineCartaz (Portugal) 
  4. Beltran, Adolf; Bono, Ferran (7 de junho de 2014). «Lights go out on Alicante movie studios». El País 
  5. «Gisele Bündchen convidada para novo filme do Asterix». Omelete. 17 de fevereiro de 2006 
  6. «Around the World Roundup: 'Asterix' Leaps to the Top». Box Office Mojo. 10 de fevereiro de 2008. Consultado em 31 de dezembro de 2010 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme francês é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.