Saltar para o conteúdo

Discussão:Caso Morgan

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 24 de março de 2011 de Nemex1975 no tópico ORIENTAÇÃO. Eliminação da página.

ORIENTAÇÃO. Eliminação da página.[editar código-fonte]

Bom dia.

Esta página teve proposta de eliminação pelo Sr. Fabiano por carecer de fontes. Eu tentei acrescentar mais fontes no item "referências", mas já tinha colocado no corpo do artigo um referência da própria wikipedia sobre a "história da Maçonaria", e como era da própria Wikipedia pensei que bastasse, mas creio não ter sido suficiente.

Mas o "Caso Morgan" está mais documentado na revista Builders, que já não circula há uns 70 anos ou mais. Há outras fontes dela derivadas das quais coligi outras duas homepages e um livro.

Eu não sei contatar o Sr. Fabiano diretamente, por isso não sei se ele verá que modifiquei esta página há uns instantes. Mas de qualquer forma pediria que analisassem com cuidado a chance dessa página ser eliminada pois eu a criei para que a maioria das informações sobre a Maçonaria ficasse disponível na Wikipedia, já que sou autor e pesquisador da Maçonaria desde 1996 e achei que meus critérios fossem objetivos pois tenho formação acadêmica que me ajuda nesta empreita.

Como não sei se é permitido deixar e-mails pessoais aqui, não o farei mas estou disponível para qualquer contato e ajuda que todos puderem me dar.

Pediria apenas aos editores/administradores, e ao Sr. Fabiano em especial, que cogitassem me ajudar nesta página antes de simplesmente a eliminarem.

Abraços a todos.

Nemex1975 (discussão) 10h39min de 24 de março de 2011 (UTC)Responder

Permitam-me acrescentar que o Caso Morgan é de conhecimento público aos interessados no tema, que o livro por ele publicado está em domínio público e é facilmente acessível e que eliminar este artigo transmite a falsa idéia de que William Morgan não existiu. Apesar das deficiências, acredito que é possível incorporar as citações demandads e preservar o artigo, ao invés de excluí-lo sob o pretexto de faltar tais.

RETIRADA DO ESR2[editar código-fonte]

Bom dia. Depois de recebido o aviso ESR2 neste artigo de minha lavra, contatei o editor e fiz algumas mudanças para inserir as fontes que necessitavam e que sua carência foi o motivo da marcação deste artigo.

Preliminarmente a fonte do "Caso Morgan" em geral são revistas muito antigas das quais eu tenho edições digitais copiadas há mais de 13 anos e cujas páginas saíram do ar, notadamente o periódico "The Builders", jornal de divulgação maçônica no início do séc. XX.

Mas como eu tinha descoberto uma página Wiki com o título "História da Maçonaria: 1820-1830", simplesmente a copiei neste artigo porque resumia mais adequadamente o tópico, mas o editor que propôs o ESR2 estava com a razão: era uma fonte muito singular e carecia de mais bases para sustentar as afirmações feitas.

Nos meios maçônicos o Caso Morgan é muito conhecido e divulgado, mas o público comum, que nunca estudou a Maçonaria cientificamente, não o conhecerá e eu necessitava mesmo inserir mais dados para que se tornasse de conhecimento público. Foi o que pretendi fazer com as edições posteriores que fiz neste artigo.

Não sei se pode-se deixar e-mails pessoais aqui, mas contatarei imediatamente o editor-proponente para informar esta edição e retirada do esr2, como mandam as regras de impugnação.

Solicito a ajuda de todos que puderem contribuir para tornar estes artigos que tratam sobre a Maçonaria mais úteis a todos. Grato.

Nemex1975 (discussão) 10h38min de 24 de março de 2011 (UTC)Responder