Discussão:Lista de intérpretes de samba-enredo/Arquivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

|Criei este redirecionamento por que o termo correto, usado há décadas, é "Puxador de samba-enredo" e não "Intérprete de samba-enredo". Quem inventou a nova terminologia foi o grande cantor Jamelão. Mas o termo "puxador" continua consagrado. Veja-se, por exemplo, a categoria de "Melhor Puxador" do Estandarte de Ouro, criada em 1982 e ainda em vigor até hoje. Carnavalesco discussão 18h17min de 29 de Março de 2008 (UTC)

Assim como ,na semana passada,em que movi Carnavalesco para Anexo:Lista de Carnavalescos ,agora movo Puxador de samba-enredo para Anexo:Lista de Puxadores de samba-enredo,sendo igual o do Anexo:Lista de Carnavalescos , só que dessa vez , pra colocar outros puxadores ou intérpretes de samba-enredo--Zeidon msg 04:33, 27 de Abril de 2008 (UTC)

Intérprete x puxador[editar código-fonte]

  • Carnavalesco, desculpe, não vi que vc já havia mudado de intérprete para puxador primeiro. Estou aberto a discussões e penso até em levar o assunto para ser aprecidado na esplanada para que a comunidade possa melhor apreciá-lo.

De qualquer forma, gostaria de expor meu pensamento aqui: creio que o melhor termo para o título desta página seja "intérpretes" e não "puxadores", uma vez que a wikipédia deve buscar ser o mais imparcial possível em primeiro lugar. Ainda que puxador seja um termo mais tradicional, não é aceito por todos.Leandro Rocha (discussão) 17h28min de 23 de Maio de 2008 (UTC)

  • Quintinense ,concordo com você ,não pode ser puxador ,pois hoje em dia, o mundo do carnaval carioca, tá virando profissional então tem que ser intérprete de samba-enredo ,pois senão não veriamos Wantuir sair da Tijuca ,onde estava a cinco anos com o contrato ainda em vigor, pra ir para a Grande Rio ,pra ganhar muito mais; mas temos alguns exemplos de puxadores como Zé Paulo e Luizito, entre outros--Zeidon msg 18:26, 23 de Maio de 2008 (UTC)
  • A questão é de terminologia. A "profissionalização" do carnaval não tem rigorosamente nada a ver com isso. Não é porque o profissional passou a ser bem remunerado que deverá mudar de nome. Na verdade, o que aconteceu é uma tentativa de desvirtuamento do objetivo do puxador que, desde que o samba é samba, tem como função "puxar" o canto da escola. Este termo está mais do que consagrado no mundo do samba é será um grande empobrecimento a sua substutuição por "intérprete". Equivale, grosso modo, a mudar o nome dos passistas para "bailarinos", ou de mestre de bateria para "maestro". Um bom puxador precisa ter qualidades especiais que não são necesáriamente as qualidades de um intérprete. Um puxador precisa animar os desfilantes, precisa ter uma voz que se harmonize com o canto geral da escola, precisa destacar a rítmica do samba, valorizando seus momentos mais empolgantes, precisa dividir o samba de modo a facilitar a respiração dos componentes, precisa ter fôlego para manter o ritmo durante 80 minutos e mais outras tantas coisas. Um "intérprete" é coisa completamente diferente. É alguém capaz de enriquecer uma música, descobrir novos sentidos sonoros e textuais. Um exemplo: Caetano Veloso, Elba Ramalho, Nara Leão, Elis Regina, Adriana Calcanhoto são grandes intérpretes, mas ninguem pode imaginar nenhum deles puxando um samba durante o desfile. Um bom puxador pode nem ser um bom intérprete, apesar de que alguns são as duas coisas. O Vantuir, por exemplo, é um maravilhoso puxador, mas não sei se seria um intérprete igualmente bom. O que estou querendo destacar é que puxador e intérprete são coisas diferentes e não há nenhuma razão para se mudar essa categoria. Desculpe o texto longo. Abraços a todosCarnavalesco discussão 21h12min de 24 de Maio de 2008 (UTC)
Eu entendo o que vc está querendo dizer, mas vai dizer isso pro jamelão, que é um dos maiores puxadores/intérpretes que ja existiram... Se ele não aceita, quer dizer que a terminologia não é unânime, e se não é unânime, pelo princípio da parcialidade, nós deveríamos usar o termo que seja aceito por todos. Todos que usam o termo puxador usam tb intérprete, mas nem todos que usam intérprete usam puxador.
Ah, sim, o Quinho é um grande puxador, mas é limitado tecnicamente como intérprete. Royce do Cavaco é um grande intérprete, mas não é tão bom como puxador. Isso poderia até ser explicado no artigo puxador, explicando a história, uso e controvérsias a respeito do termo. Mas apenas penso que na lista oficial deles se o termo puxador for usado vai ferir a imparcialidade. Leandro Rocha (discussão) 23h22min de 4 de Junho de 2008 (UTC)

removi a tag de sem fontes, pois é desnecessária num anexo como esse, onde quase todos os itens possuem artigos próprios, todos eles com fontes. Chamar de sem verificabilidade um artigo como esse é pura má-vontade. Leandro Rocha (discussão) 15h57min de 8 de Janeiro de 2009 (UTC)