Saltar para o conteúdo

Discussão:Luiz Martins de Souza Dantas

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Grafia[editar código-fonte]

Se Luiz Martins vira Luís Martins, pq Drummond não vira Drumão? --Betty VH (discussão) 02h43min de 5 de agosto de 2012 (UTC)Responder

Por que o LuiZ Martins de SouZa Dantas, que assinou a vida inteira assim o nome, foi mudado para Luis M. de Sousa D. e o Gilberto Freyre tem nessa mesma wikipédia o sobrenome respeitado? Por que não grafam o Freyre Freire?

A mim parece um grande desrespeito póstumo.

Luiz Martins de Souza Dantas não nasceu em "Frei Paulo"[editar código-fonte]

Prezados: ainda não estou familiarizado com a Wikipédia. Mas esse verbete do Souza Dantas está cheio de erros. Eu já os corrigi 3 vezes e quando vejo, volta para a edição errada. Não grafar o nome da forma correta, ou seja, como o personagem assinou a vida inteira e como está em todos os documentos da pessoa, é no mínimo desrespeito. Pior do que isso, leva a confusão e a imprecisão. A regra de se atualizar a grafia vale para a redação do idioma, não para os nomes próprios pelas razões que menciono e muitas outros. Mudar o nome de uma pessoa é das coisas mais graves que existem, tanto do ponto de vista jurídico, como religioso, moral e histórico. Souza Dantas nasceu no Rio de Janeiro e não Frei Paulo. Não sei de onde a pessoa teria tirado tal informação. Não faleceu no dia 14 de abril, mas no dia 16 de abril. Não foi reconhecido pelo Yad Vashem em 1982, mas em 2003. E por aí vai. Por que não consigo corrigir esses e os demais equívocos?


Prezados;

Não consegui compreender o sistema do wikipedia para inserção de notas. Envio aqui as fontes relativas as correções dos erros mais evidentes do verbete do embaixador Luiz Martins de Souza Dantas e os nomes dos pais do diplomata. Local de nascimento: Nasceu no Rio de Janeiro. FONTE: Conforme páginas 39 e 88 do livro "Quixote nas trevas", mencionado no mesmo verbete. A informação, entre outras origens, consta do "Maço Pessoal" (processo no qual a documentação funcional e o histórico do funcionário do Itamaraty é coletado e arquivado) de número 34.270 arquivado no Arquivo Histórico do Itamaraty (AHI). Nome do pai do embaixador é Manuel Pinto de Souza Dantas. FONTE: Conforme páginas 39 e 88 do livro "Quixote nas trevas".Nome da mãe do embaixador é Maria Luíza Martins de Souza Dantas. Idem. Data e hora do falecimento do embaixador: às 14hs e 30 minutos do dia 16 de abril de 1954, uma Sexta Feira da Paixão, em Paris (no Grand Hôtel). FONTE: Página 425 do livro "Quixote nas trevas". Conforme, entre outros, o descrito no telegrama enviado pelo embaixador do Brasil na França Caio de Mello Franco, arquivado no AHI, "Maço Pessoal", processo 34.270. O reconhecimento do embaixador Luiz Martins de Souza Dantas como "Um Justo entre as nações" pelo museu Yad Vashem de Jerusalém se deu oficialmente no dia 10 de dezembro de 2003, conforme http://www1.yadvashem.org/yv/en/righteous/stories/dantas.asp , site do próprio museu.Observação: a grafia correta do nome do embaixador deve ser preservada. Um exemplo da confusão que é produzida pela mudança arbitrária dessa grafia pode ser notada na página do Yad Vashem, na qual o nome está grafado Luis Martins de Souza Dantas. Ou seja, atualizaram o Luis e não o Souza. Nessa mesma wikipedia em português, por exemplo, o verbete "Franklin Delano Roosevel", cujo nome está grafado conforme o original, seguindo-se a lógica de "atualizar" a grafia, deveria então ser grafado "Franclim Delano Rosivelde"? Cordialmente.

Leia - Wikipédia:Livro de estilo/Cite as fontes Abapuru (discussão) 11h51min de 21 de agosto de 2012 (UTC)Responder


Senhores: inseri as notas mas segue aparecendo a mensagem "Erro de citação existem tags ... Inseri o que solicitam ao final, no meio, em inglês e em português e nada.

As fontes sumiram[editar código-fonte]

Senhores, inseri as informações. Mas a referência de fontes sumiu. Gostaria de postar uma foto do embaixador e imagens de vistos concedidos, entre outras coisas. Mas esse sistema de colchetes, parênteses e símbolos é complexo demais para não iniciados. Se uma boa alma puder corrigir o verbete SEM RETORNAR o erro de que o Souza Dantas nasceu no Sergipe, agradeço.