Saltar para o conteúdo

Federação Internacional de Direitos Humanos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Federação Internacional de Direitos Humanos
upright=!Artigos sem imagens
História
Fundação
Quadro profissional
Sigla
(en) FIDH
Tipo
Estado legal
Domínios de atividade
organização de direitos humanos
other voluntary membership organizations
Sede social
Paris (75011)
País
Organização
Parceriam com
Receita líquida
9 174 072 € ()
Website
Identificador
RNA
SIREN
OpenCorporates

A Federação Internacional de Direitos Humanos (Fédération internationale des droits de l'homme ou FIDH em francês) é uma federação de organizações não-governamentais de direitos humanos. O principal objetivo da FIDH é promover o respeito por todos os direitos listados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos e no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A FIDH foi criada em 1922, quando reuniu dez organizações nacionais. Agora é uma federação de 184 organizações de direitos humanos em quase 100 países.[1] A FIDH coordena e apoia as atividades de suas organizações membros, em nível local, regional e internacional. A FIDH não está vinculada a nenhum partido ou religião e é independente. A FIDH tem status consultivo perante as Nações Unidas, UNESCO e Conselho da Europa, e status de observador perante a Comissão Africana dos Direitos Humanos e dos Povos, a Organização Internacional da Francofonia e a Organização Internacional do Trabalho.

A FIDH também mantém "contato regular" com a União Europeia, Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), Organização dos Estados Americanos, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Organização Mundial do Comércio, Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e Organização para o Co-operação e desenvolvimento.

O mandato da FIDH “é contribuir para o respeito de todos os direitos definidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos”. O objetivo é fazer “melhorias efetivas na proteção das vítimas, na prevenção das violações dos direitos humanos e na punição de seus perpetradores”.[2] Suas prioridades são estabelecidas por seu Congresso Mundial e Conselho Internacional com o apoio de sua Secretaria Internacional.

Referências

  1. (em francês)-Números da FIDH
  2. Monitor, N. G. O. «FIDH: International Federation of Human Rights (Paris) » ngomonitor». ngomonitor (em inglês). Consultado em 21 de dezembro de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.