Saltar para o conteúdo

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Recife)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Recife)
Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos H. Pretos do Recife
Estilo dominante Rococó
Início da construção 1662
Fim da construção 1667
Geografia
País  Brasil
Região  Pernambuco
Coordenadas 8° 03' 56" S 34° 52' 40" O

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é um dos mais antigos templos católicos do Recife. Fundada em 1662, pela Venerável Confraria de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Santo Antônio, a qual é a sede da Irmandade de mesmo nome. É a segunda igreja fundada por uma irmandade de negros do Brasil.

História[editar | editar código-fonte]

A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Recife, surge em 1654, na Igreja Matriz do Corpo Santo no bairro do Recife. Após 8 anos da fundação da Irmandade, os irmãos adquirem um terreno no bairro de Santo Antônio (Atual templo) e iniciam as obras do primitivo templo no ano de 1662.

O culto à Nossa Senhora do Rosário foi introduzido na cultura dos escravos africanos no Brasil pelos jesuítas na catequese, para legitimar a religião católica, buscando homens e mulheres negros para a pratica religiosa. A Irmandade dos Homens Pretos do Recife — segunda mais antiga do Brasil, depois da Irmandade dos Homens Pretos de Olinda — foi criada em 1654, logo após a expulsão dos holandeses de Pernambuco, e a igreja teve sua construção entre os anos de 1662 e 1667 no período do reinado de D. Afonso VI de Portugal, venerado por esta instituição que conserva dele um retrato pintado a óleo na sacristia. Atual perspectiva do templo é do século XVIII, tendo 1777 a última grande reforma. Trata-se de um dos mais belos templos brasileiros no estilo rococó, e um dos templos mais intocados da Cidade do Recife.

No altar existem poucos santos negros como São Elesbão e Santa Ifigênia, pois o Iphan está sobre a guarda de grande parte do acervo original há vários anos. A rua na frente da igreja recebeu a denominação de Rua Estreita do Rosário.[1][2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências