Karl Friedrich Schimper

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Karl Friedrich Schimper
Karl Friedrich Schimper
Nascimento 15 de fevereiro de 1803
Mannheim
Morte 21 de dezembro de 1867 (64 anos)
Schwetzingen
Residência Grão-ducado de Baden
Cidadania Grão-ducado de Baden
Alma mater
Ocupação botânico, poeta, professor universitário, geólogo
Empregador(a) Universidade de Munique

Karl Friedrich Schimper (Mannheim, 15 de fevereiro de 1803Schwetzingen, 21 de dezembro de 1867), foi um poeta e naturalista alemão.

Schimper foi estudante de teologia na Universidade de Heidelberg, onde conheceu Alexander Karl Heinrich Braun (1805-1877) e Louis Agassiz (1807-1873). Em 1828, foi professor na Universidade de Munique. Também foi o pioneiro nas pesquisas do campo da Morfologia vegetal, principalmente das phyllotaxis.

Talvez seja mais conhecido como criador da teoria das eras frias e quentes pré-históricas, e por iniciar a discussão da teoria moderna sobre as eras glaciais e os ciclos climáticos. Bill Bryson afirma em seu livro Uma Curta História de Quase Tudo que Karl Schimper criou a ideia da glaciação e propôs a ideia radical de que a Europa, a Ásia e América do Norte já foram cobertas por grandes geleiras continentais.

Fêz parte de uma missão de exploração geológica aos Alpes e ao Alto Palatinado, porém privado do seu emprego, volta a sua cidade natal onde sobrevive com dificuldades. Morre em 1867.

Foi primo de Wilhelm Philipp Schimper.